Em dois dias, ‘Encontro com Fátima Bernardes’ já perde para desenhos

O PROGRAMA ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES É ANTIGO, VISUALMENTE DATADO E COM PAUTAS MAIS GELADAS QUE RABO DE FOCA. NÃO HÁ NADA QUE O SALVE DE UMA COMPARAÇÃO POUCO ANIMADORA COM O LAY-OUT DE OUTROS PROGRAMAS FEMININOS DA TEVÊ, EM UM ARCO DE APRESENTADORAS QUE VAI DE SÔNIA ABRÃO E SILVIA POPPOVIC A ASTRID FONTENELLE E – POR QUE NÃO? – HEBE CAMARGO. MESMO NA GLOBO, O MAIS VOCÊ É MAIS DINÂMICO E COLORIDO. DE QUALQUER FORMA, ENCONTRO ESTREOU COM MÉDIA DOS 10 PONTOS, À FRENTE DO BOM DIA & CIA, DO SBT, E O HOJE EM DIA, DA RECORD. DIA SEGUINTE JÁ PERDIA PARA O MESMO BOM DIA & CIA POR ALGUNS TRAÇOS.

É MAIS UMA TENTATIVA DA GLOBO DE SABER, AFINAL, O QUE FAZER COM AS MANHÃS DA TELEVISÃO. UM HORÁRIO COMPLICADO, PORQUE A AUDIÊNCIA NÃO É APENAS FEMININA. MUITA MULHER DEIXOU DE SER DONA DE CASA E ESTÁ NO BATENTE. HOMENS E MULHERES ASSISTEM TEVÊ NO ÔNIBUS OU NO TRABALHO. E HÁ UM TELEVISOR LIGADO EM TUDO QUANTO É LUGAR, COMO BARES, ELEVADORES, TERMINAIS DE TRANSPORTE, SALAS DE ESPERA DE DENTISTAS E MÉDICOS, PORTARIAS DE EDIFÍCIOS ETC ETC. CONCILIAR TODA ESSA GENTE ANTE A TELA TENDE AO IMPONDERÁVEL.

COM EXCEÇÃO DO BAND KIDS, DA BAND, A EMISSORA DE SILVIO SANTOS É A ÚNICA A MANTER UMA PROGRAMAÇÃO DEDICADA ÀS CRIANÇAS. POR ISSO SEU SUCESSO. NÃO FAZ MUITO TEMPO, ANA MARIA BRAGA E LOURO JOSÉ TOMAVAM SURRAS DO PICA-PAU – NA RECORD -, ESSA AVE MALUCA DE 72 ANOS. E BASTA PROGRAMAR CHAVES E CHAPOLIM PARA ELES ROUBAREM AUDIÊNCIA DE MEIO MUNDO. MAS A PRINCIPAL BRIGA DO ENCONTRO VAI SER CONSIGO MESMO.

NA ESTREIA, O PROGRAMA TRABALHOU COM TRÊS TEMAS: ADOÇÃO, DEPILAÇÃO MASCULINA E VIAGENS AO EXTERIOR FEITAS PELA NOVA CLASSE C – MESMO QUE NÃO TENHAM CHAMADO ASSIM. SÃO TEMAS CONHECIDOS NO JORNALISMO COMO “MATÉRIAS DE GAVETA”. PODEM SER EXIBIDAS HOJE, AMANHÃ OU DAQUI A DOIS MESES. A MELHOR DELAS SERIA SOBRE A DEPILAÇÃO MASCULINA, SE PUDESSE SER UM POUQUINHO MAIS PICANTE, A DESPEITO DO HORÁRIO. A MESMA TIMIDEZ ACOMETEU A REPORTAGEM SOBRE BRASILEIROS NO EXTERIOR, QUE NÃO MOSTROU SEQUER UMA FOTINHO DE VIAGEM. PODERIA TER EXPLORADO MELHOR OS DESCONFORTOS DE COMUNICAÇÃO, AS CURIOSIDADES GASTRONÔMICAS E O ENCANTAMENTO DE ESTAR EM MADRI, PARIS OU NOVA IORQUE.

É SINTOMÁTICA A SAÍDA DA APRESENTADORA DO CENTRAL GLOBO DE JORNALISMO PARA A DE PRODUÇÃO. ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES APONTA PARA O QUE MUITA GENTE ACREDITA SER O FUTURO – E A REALIDADE – DA TELEVISÃO, NO QUAL TUDO É SHOW. E O JORNALISMO SE FUNDE COM O ESPETÁCULO. O STATUS DE CELEBRIDADE QUE JORNALISTAS DE TEVÊ GOZAM NA ATUALIDADE JÁ INDICA ESSE CAMINHO. E A SUPEREXPOSIÇÃO DA IMAGEM DE FÁTIMA BERNARDES NA ABERTURA DESSE MATUTINO CONFIRMA A DIREÇÃO.

ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES – SEGUNDA A SEXTA, ÀS 10:30 H, NA GLOBO.

TERRA

Compartilhe: