Em debate o futuro da Bacia do Alto Jacuí

ALTO JACUÍ – Usuários da Bacia do Alto Jacuí terão a oportunidade de definir o futuro das águas na região para os próximos 20 anos.

As audiências públicas sobre a qualidade e os usos do recurso hídrico serão realizadas entre os dias 14 e 17 nos municípios de Passo Fundo, Espumoso, Cruz Alta e Salto do Jacuí.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí convida as associações, entidades de classe e comunidade em geral para participar do planejamento da bacia.

O que ficar definido nestes encontros terá força de Lei e influenciará diretamente na atividade econômica da bacia. Os 41 municípios que fazem parte da bacia foram divididos conforme a unidade de gestão em que estão inseridos.

Esse processo integra o Plano de Bacia, dividido em três etapas: diagnóstico, definição dos cenários futuros e programa de ações. Conforme estudo realizado pela empresa Engeplus, de Porto Alegre, contratada pelo Estado para fazer o diagnóstico da bacia, a qualidade em geral da água é considerada boa. No entanto, os trechos que mais preocupam são os próximos aos grandes centros. Os parâmetros de qualidade fósforo e coliformes foram os que mais apresentaram alterações e estão relacionados com a atividade agrícola e com a falta de esgotamento sanitário. Todos esses aspectos terão de ser levados em consideração no momento da definição do futuro das águas na região.

A audiência de Espumoso será realizada no dia 17, às 13h30min no Salão de Eventos da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Mais informações pelo telefone (54)3316-8153 ou www.upf/coaju

Compartilhe: