Em comemoração ao dia do profissional de RH a Imprensa da ULBRA Carazinho entrevistou a professora do curso de Gestão em RH Nair Angélica Marchezan

Quem são os Profissionais de Recursos Humanos?
São as pessoas que trabalham junto a área de RH das Organizações, sejam empresas privadas, órgãos públicos, escolas, ONGs, etc. Podem ser profissionais habilitados em diversas profissões como administração, psicologia, ciências contábeis, como também em Gestão de Recursos Humanos.

O que difere de um profissional de outras áreas atuando na área e especificamente o Gestor de Recursos Humanos?
A diferença está na gama de conhecimento específico voltado a área de recursos humanos, enquanto outros profissionais tem conhecimento em outras atividades, o Gestor de RH vai direcionar toda sua formação a área especifica de atuação, concentrando um conhecimento mais aprofundado dos processos de trabalho desta área.

Quais são as atribuições do profissional de Recursos Humanos?
O Gestor de Recursos Humanos vai trabalhar com políticas internas e/ou ações voltadas as pessoas que trabalham nas organizações, como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, salários e benefícios, gestão do Desempenho, entre outros, Este profissional vai sempre buscar melhores condições de trabalho, buscando a satisfação dos colaboradores no desenvolvimento de suas atividades e com isto, certamente os mesmos irão realizar seu trabalho com uma produtividade e qualidade melhor, o que poderá se caracterizar como um diferencial das empresas, considerando que atualmente o capital humano é considerado o capital mais valioso.

Quais as perspectivas de mercado atualmente para os Gestores de RH?
Tem aumentado muito a nível mundial a valorização desse profissional e isto se reflete em nossa região também, as empresas ao contratar alguém para a área já estão mais seletivas e buscam o profissional com formação especifica. Outra informação importante é a respeito de uma pesquisa que foi realizada recentemente nos EUA, onde foi constatado que o profissional de RH está entre as três melhores profissões para trabalhar, em um universo de 200 profissões, foi levado em conta qualidade no trabalho, possibilidade de contratação, demanda de trabalho, estresse e salários.

(Jornalista Francine Menin – Assessoria de Comunicação Social da Ulbra Carazinho)

Compartilhe: