Em caso de dúvida sobre atestado médico apresentado por funcionário, empresas têm o direito de investigar, diz advogado

Postado em 19 abril 2017 06:36 por jeacontece
15.292.411/0001-75

O atestado médico, utilizado para justificar faltas ou afastamento do trabalho por motivos de doença é um direito do trabalhador. Geralmente o documento reflete a realidade de um atendimento médico ou do tratamento no qual o funcionário foi submetido.

Mas é cada vez mais comum a desvirtuação do documento, ou por abuso ou até mesmo por ilegalidade.

Durante a programação da Uirapuru um ouvinte questionou o que as empresas devem fazer quando identificarem que há algo errado com o atestado apresentado. O advogado Augusto Fragomeni Olivais explicou que sempre quando a empresa desconfiar deve investigar. Ela tem o direito de entrar em contato com o profissional que assinou o atestado médico para solicitar maiores esclarecimentos.

Pode até contratar um médico da mesma especialidade daquele que emitiu o documento para tomar ciência do quadro clínico do empregado e a sua veracidade.

O advogado explicou que o uso de atestado com informações inverídicas pode resultar em demissão por justa causa. Além disso, oferece consequências penais tanto para o funcionário quanto para o profissional de saúde.

Rádio Uirapuru

Postado em 19 abril 2017 06:36 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop