Eleições 2020: não utilização da biometria e higienização da urna pelo próprio eleitor são propostas para evitar contato no momento da votação

Postado em 24 junho 2020 06:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Congresso Nacional deve votar esta semana a Proposta de Emenda Constitucional que vai alterar a data das eleições municipais deste ano. A data oficial é 4 de outubro, mas, em função da Pandemia do Coronavírus, há consenso de que as datas seja transferida para 15 de novembro, em primeiro turno, e 29 de novembro, para segundo turno.

Falando ao programa Sem Segredo da Uirapuru, neste sábado, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador André Luiz Planella disse que esta é a expectativa inicial e que a Justiça Eleitoral está preparada para esta mudança. Segundo ele, as datas devem ser alteradas, mas o calendário eleitoral deve se manter o mesmo, já que muitos dos prazos já foram vencidos.

Entre as mudanças previstas está a não utilização da biometria para evitar medidas de contato físico. Também, estuda-se a possibilidade de não entregar o comprovante em papel de que o eleitor votou. Essa comprovação que normalmente é feita fisicamente pelo caderno de eleição, será guardada virtualmente.

O eleitor poderá acessar o portal da TSE e imprimir a quitação, se assim quiser. Informou que a biometria será suprimida neste ano, mas deve voltar com força em 2022. O contato na urna para votar terá cuidados de higienização, que o próprio eleitor deve fazer. Sobre a Fake News, Planella disse que esse é o maior problema do mundo hoje.

O TSE firmou convênios com a Polícia Federal, ABIN e 31 entidades, incluindo veículos de comunicação. Para ele, o trabalho dos meios de comunicação é extremamente importante neste processo para alertar aos cidadãos e não repassar informações de origem desconhecida.

Rádio Uirapuru

Postado em 24 junho 2020 06:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop