O agricultor Nelson Roque Kappes, dono do recorde do maior pé de soja do mundo em 2011, pretende manter o título em Santa Carmem, a 493 quilômetros de Cuiabá. Todos os anos ele participa do concurso do maior pé de vagem de soja, que acontece em Santa Carmem e em Laguna Carapã, cidade localizada em Mato Grosso do Sul. No último ano, Kappes conquistou o título de campeão nas duas competições e tem o nome escrito no livro dos recordes, Guinness Book.
“Para nós aqui em Santa Carmem é um orgulho ter na nossa cidade o maior pé de soja do mundo e reconhecido pelo Guinness. Tenho um filho que é engenheiro agrônomo e outro que trabalha comigo. Se não fossem eles, nós não teríamos tudo isso. Eles me ajudam”, pontuou.
Nelson já cultivou um pé de soja com 3,5 metros de altura e 17 mil vagens com grãos, sendo que o pé de soja comum dá menos de mil vagens. Este ano, para manter o recorde no interior de Mato Grosso, o agricultor plantou quatro pés, no entanto, o período chuvoso dificultou o bom desenvolvimento das plantas. Além disso, Nelson Kappes foi surpreendido por pragas na lavoura.
“Devido às mudanças climáticas, bichos atacaram e os produtos que aplicamos não deu muito certo. Talvez eu não quebre meu próprio recorde, mas vou ter outro pé de soja muito bom também”, ressaltou.
Concorrência
Para conquistar o título, Nelson Kappes terá concorrência dentro da própria cidade em 2012. Isso porque o agricultor Benito Portuna plantou dois pés de soja solteiros no quintal, que estão sendo cultivados com o mesmo objetivo. “Estou lutando para tirar o primeiro lugar dele”, disse bem humorado.
Fonte: G1 – Globo