Doações de alimentos chegam a 90 mil t neste semestre

Um balanço realizado pela área de abastecimento social da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou para um total de 90,4 mil toneladas de alimentos doados somente no primeiro semestre deste ano. Os beneficiados são famílias em situação de insegurança alimentar em todo o Brasil, vítimas de calamidades e comunidades tradicionais, além das doações internacionais da Ajuda Humanitária. De acordo com o superintendente de Abastecimento Social da Conab, João Cláudio Dalla Costa, os números representam um aumento em relação ao mesmo período no ano passado, quando não houve doações para fora do país.

“De janeiro a junho, a Conab contemplou 293 instituições sociais, em 169 municípios brasileiros, com doações de produtos oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, explica Dalla Costa. “Por esse instrumento, a Companhia compra a produção de agricultores familiares e em seguida doa para estabelecimentos cadastrados, responsáveis pela distribuição direta a famílias em estado de vulnerabilidade nutricional”.

O documento mostra ainda que as comunidades tradicionais, formadas por povos indígenas, quilombolas, populações ribeirinhas, ciganos, povos de terreiro, dentre outras, receberam 20,6 mil toneladas de alimentos. Isso representa cerca de 320 mil famílias atendidas em todo o Brasil.

O balanço traz também as doações de cestas básicas feitas neste semestre para as vítimas de calamidade pública em território nacional, que somaram 852,7 toneladas, e em outros países, como Coréia do Norte, Nicarágua, Quênia, Somália, Sri Lanka, Bulgária, Bangladesh, Guiné-bissau e Madagascar, que receberam 57,2 mil toneladas de produtos.

Vetquímica

Compartilhe: