Divulgada primeira chamada do processo seletivo para cursos superiores do IFRS

Foram divulgados nesta terça-feira, 29 de dezembro de 2015, os resultados da primeira chamada do processo seletivo de estudantes para cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As listas e os calendários de matriculas de cada campus podem ser conferidos no Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br).

O IFRS ofereceu 795 vagas em cursos superiores para as provas próprias; mais 804 com ingresso através por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do governo federal para ingresso no primeiro semestre de 2016. Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e não zeraram a redação poderão participar da seleção, que receberá inscrições em breve, conforme calendário a ser divulgado pelo Ministério da Educação (acompanhe no site sisu.mec.gov.br)

As vagas serão para os campi de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Sertão e Vacaria.

DOCUMENTOS

A descrição dos documentos necessários e todas as orientações para as matrículas dos aprovados constam do Manual do Candidato, publicado no Portal de Ingresso. Para aprovados via reserva de vagas, há documentos adicionais. É importante que o candidato observe a forma de acesso pela qual foi classificado, a ser informada no boletim de desempenho, que será disponibilizado no Portal de ingresso.

No ato da matrícula, o candidato poderá ser representado pelos pais, desde que devidamente identificados. Se o aprovado for menor de idade, obrigatoriamente será representado por um responsável. No caso de a matrícula ser feita por terceiros, é preciso apresentar instrumento particular de procuração simples do candidato (se este for maior de idade) ou do seu responsável (se o aprovado for menor de idade), conforme Anexo V do Manual do Candidato.

PRÓXIMOS CLASSIFICADOS

O candidato que não comparecer para a matrícula na data e horário fixados ou não apresentar toda a documentação exigida perderá o direito à vaga. As vagas não preenchidas serão ocupadas pelos próximos classificados, por isso é importante seguir acompanhando o Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br).

O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 15 mil alunos e 180 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal.

O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.

(Diretoria de Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS)

Compartilhe: