Diálogo Espírita – SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

Postado em 02 agosto 2016 07:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Os seres humanos possuem sensações visuais, auditivas, olfativas, gustativas e táteis, graças aos órgãos dos sentidos e ao sistema nervoso.

Sensação espacial, noção de altura, de frio ou calor, de dor, de cansaço, de falta de ar ou tontura faz parte da vida comum.

Esclarece Sérgio Thiesen (Professor de medicina, físico e expositor espírita) que a psicologia indica que percepção e sensação são dois fenômenos distintos, apesar de muitas vezes serem vistos como sinônimos.

A sensação é fruto de um estímulo que é recebido e decodificado pelo sistema nervoso central. Por outro lado, a percepção é a interpretação desta sensação.

A mesma sensação pode levar a percepções diferentes em pessoas diferentes.

Por exemplo: A mesma situação difícil na área agrícola, onde uns tomam as medidas necessárias para se adaptar ao momento adverso e outras ficam angustiadas e até depressivas, frustradas e sem ação, tornando a situação ainda mais precária.

Isto porque cada pessoa tem o seu próprio contexto e sua história evolutiva pelas diversas reencarnações e por isso interpreta as coisas de forma diferente, construindo percepções e formas distintas de ver e interagir com o mundo.

Quando a pessoa é envolvida por percepções negativas é hora de reagir e encarar o momento como um desafio para superar a frustração, pensar positivo, se harmonizar, inclusive por uma Prece sincera, abrindo o campo mental para a criatividade.

(Sociedade Espírita Raios de Luz de Tapera)

Postado em 02 agosto 2016 07:09 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop