Diabéticos de Espumoso são acompanhados pela Unimed Alto Jacuí

Encerrou no mês de abril o acompanhamento do Grupo de Diabéticos de Espumoso, o qual foi implantado de forma experimental pelo Setor de Medicina Preventiva da Unimed Alto Jacuí. O Grupo, coordenado pelo médico Matheus Bervian, de Ibirubá, foi formado por 11 usuários diabéticos de Espumoso, e estes, foram acompanhados por dois meses recebendo orientações do médico, enfermeira, educador físico e nutricionista.

O trabalho realizado foi compensado no encerramento do grupo. Mesmo em apenas dois meses os 11 usuários reduziram juntos 10,5 Kg e sete deles tiveram redução de circunferência abdominal.

A Diabetes melittus atinge oito de cada 100 brasileiros adultos e a previsão é que em 10 anos este número dobre. De acordo com o médico Matheus Bervian, a principal razão está na falta de alimentação adequada, pouca prática de exercícios físicos e o excesso de gordura, principalmente abdominal.

A importância do controle do diabético está na prevenção de futuras complicações como infarto, cegueira, hemodiálise e úlceras. Vale lembrar que a alimentação adequada orientada por uma nutricionista, a prática regular de exercícios físicos e o acompanhamento médico devem ser constantes.

Assessoria de Imprensa – Unimed Alto Jacuí)

Compartilhe: