Diabetes, um inimigo oculto

Postado em 07 março 2015 07:35 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Diabetes é uma doença ocasionada pela falta de insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas. A falta deste hormônio acarreta o aumento de açúcar (glicose) no sangue. Porém esta não é a única causa, pois muitas vezes além da produção baixa de insulina, as células do organismo se tornam resistentes a ação da insulina e não conseguem aproveitar a glicose. A hereditariedade também é outro fator, sendo mais evidente no tipo II, sendo necessário apenas um lado da família para aparecer a doença.

Com o aumento da glicose ocorre inflamação e degeneração de pequenas artérias que podem levar ao infarto (no coração), insuficiência renal (nos rins), deficiência visual (na retina), impotência sexual, derrame cerebral (no cérebro) e ulcera (nos pés). Ocorre também degeneração das terminações nervosas provocando quadro conhecido como neuropatia diabética, e o paciente passa a sentir formigamentos principalmente nos pés.

O diabete pode ser do tipo I que inicia em geral na infância ou adolescência, e o tipo II que inicia após aos 40anos de idade. No tipo I pode ocorrer falência total de pâncreas, neste caso o paciente precisa tomar medicação sempre. No tipo II o pâncreas não consegue produzir a quantidade que o organismo necessita mas, as vezes quando as condições do paciente melhoram (principalmente pela perda de peso) pode haver um reequilíbrio.

A suspeita de diabetes acontece quando o paciente começa a urinar muitas vezes e sentir muita sede. O diagnóstico definitivo é feito através de exames de laboratórios. Em alguns episódios o paciente pode até entrar em coma sem nunca a doença ter sido diagnosticada, nestes casos o paciente pode apresentar um hálito com cheiro forte chamado hálito cetônico.

Se uma criança apresentar aumento de urina, aumento de sede, começar a ter a visão embaralhada e emagrecer rápido, deve ser levada para consultar, pois pode ser diabetes.

O tratamento da diabetes tem base na dieta especifica e uso de insulina dependendo do grau e complicações. Hoje em dia o tratamento do diabete facilitou muito com o aparecimento de produtos diet, como refrigerantes, sorvetes, geleias, etc. Ficou um pouco mais fácil conviver com diabetes.

Dr. Cláudio Ivar Steffens – Médico do Trabalho Cotrisoja

Postado em 07 março 2015 07:35 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop