Hoje, 4 de dezembro, é o Dia Nacional da Propaganda. Esta data foi criada em homenagem ao primeiro congresso que reuniu profissionais ligados à publicidade e propaganda, em 4 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires. Em 1937, esta data passou a ser celebrada como o Dia Pan-Americano da Propaganda. O reconhecimento como o Dia Mundial da Propaganda chegou apenas a partir de 1970.
A data chama a atenção para a importância da publicidade na mídia e na vida das pessoas. É através dela que o consumidor cria laços com um produto, seja uma marca ou algo físico. Em tempos de isolamento social a conexão das empresas com o seus consumidores através da mídia nunca foi tão forte.
Em entrevista a publicitária Beatriz Fragomeni explicou que o publicitário vive construindo ou desconstruindo situações e ideias em constante renovação. Isso porque os publicitários estão conectados e relacionados com o aquecimento ou não dos mercados em geral.
Destacou que o profissional precisa estar alinhado e conduzindo esta estratégia para oferecer aos clientes produtos adequados ao momento. Disse ainda que a propaganda faz com que as pessoas descubram um produto, uma marca ou algo relacionado. Frisou que o momento traz mudanças de comportamento muito rápidas, desafiando os profissionais. Para a publicitária Beatriz Fragomeni o profissional precisa ter criatividade para produzir e aproximar os produtos dos clientes.
Rádio Uirapuru