Dia Nacional da Extensão Rural: profissionais orientam e fortalecem a agricultura

Postado em 06 dezembro 2021 12:42 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Hoje, dia 6 de dezembro, é o Dia Nacional da Extensão Rural. O extensionista é o profissional que exerce a extensão rural. A extensão leva, diretamente ao produtor rural, ensinamentos sobre agricultura, pecuária e economia doméstica, visando o desenvolvimento rural sustentável. Sobre o assunto a Uirapuru conversou com o novo gerente regional da Emater/RS-Ascar, Dartanhã Luiz Vecchi. Ele explicou que, nos 42 municípios que compõem a região administrativa de Passo Fundo, a data será comemorada com diferentes ações como, por exemplo, reuniões com lideranças e comunidades.

Disse ainda que os extensionistas da Emater realizam a educação formal e informal para quem trabalha no campo. São levadas às famílias tecnologias e técnicas atualizadas para potencializar a produção, sem deixar de lado as questões ambientais. É através do extensionista que as famílias no campo conseguem melhorar também sua renda, além de terem um maior convívio social. O extensionista atende a vários pontos do agro, atingindo de forma positiva o desenvolvimento dos municípios e do Estado.

A nível de região, em Passo Fundo a equipe de extensionistas conta com 78 agentes. Dartanhã explicou que o extensionista trabalha também o campo social . Outro ponto importante promovido pelo extensionista é o crédito rural, através dos encaminhamentos. Estes recursos são aplicados e orientados para áreas específicas do agro. Através do crédito orientado as famílias se desenvolvem. Na região de Passo Fundo, somente neste ano, foram mais de R$190 milhões em crédito para o agro circulou entre as propriedades para projetos de expansão.

Postado em 06 dezembro 2021 12:42 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop