Dia Nacional da Extensão Rural é celebrado nesta quinta-feira

No dia 6 de dezembro é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Extensão Rural. Nesse mesmo dia, no ano de 1948, foi fundada a Emater de Minas Gerais, a primeira experiência brasileira direcionada para a introdução de novas técnicas de agricultura e economia doméstica, de incentivo à organização e de aproximação do conhecimento gerado nos centros de ensino e de pesquisa aos produtores rurais. Hoje, a Extensão Rural desenvolve ações imprescindíveis para o desenvolvimento rural, ajudando a democratizar espaços e validando os anseios das comunidades, além de levar a seus públicos prioritários – agricultores familiares, assentados da reforma agrária, descendentes de quilombos e pescadores artesanais – princípios de cidadania.

No Rio Grande do Sul, os serviços de assistência técnica e extensão rural oficial do Estado são prestados pela Emater/RS-Ascar desde a década de 1950. Atualmente, a Instituição atende a cerca de 280 mil famílias em 492 dos 496 municípios gaúchos. Para dar conta de tanto trabalho, a Instituição conta com a dedicação de 2.299 empregados com as mais diversas formações.

Hoje, a agricultura familiar é responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, e os extensionistas rurais atuam, principalmente, na promoção deste setor, enfrentando os desafios da produção através de ações voltadas à cadeia produtiva em sua totalidade, ampliando as oportunidades e promovendo a melhoria da renda familiar no meio rural, sem perder de vista a necessidade cada vez mais premente de produção de alimentos saudáveis e sem a utilização de agrotóxicos.

Para o presidente da Emater/RS, Lino De David, o extensionista se soma, diariamente, com seus saberes e conhecimentos, à vida das famílias com quem trabalha e atua, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida das pessoas atendidas. “E neste momento, sem dúvida, há um resgate e a valorização do papel do extensionista, neste novo momento da Ater no Brasil. Isso porque o extensionista é um profissional que não mede esforços, nem dia e nem hora, na dedicação àqueles que são, não só seus assistidos, mas também amigos, parceiros e companheiros de lida no dia a dia”, destaca De David.

Emater – RS

Compartilhe: