Dia Mundial do Dador de Sangue é celebrado hoje

O Dia Mundial do Doador de sangue é celebrado todos os anos no dia 14 de junho. A comemoração tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação e alertar sobre a necessidade de componentes sanguíneos seguros. A data foi criada também com o intuito de agradecer todos os voluntários pela boa ação, reconhecendo nesta ação, a intenção de salvar vidas e melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.

Em Selbach, a 15ª Campanha de Doação de sangue acontece no dia 28 de junho. Neste dia, a distribuição de senhas para os voluntários inicia às 7h30min. A coleta, realizada pela equipe do Hemocentro da cidade de Cruz Alta, deve acontecer no período das 8h30min até as 15h.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92 milhões de pessoas dão sangue anualmente, 45% destes dadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. A OMS quer expandir este universo de dadores, encorajando outras pessoas a tornarem-se dadores de sangue. A organização pretende que em 2020 as dádivas de sangue em todos os países sejam completamente benévolas e não remuneradas.

Quem pode ser dador de sangue?
•    Se tiver entre 18 e 65 anos de idade
•    Pese mais de 50 quilos
•    Goze de boa saúde e tenha hábitos de vida saudáveis

De acordo com a Secretaria de Saúde de Selbach, Rosália Maldaner Chaves, o diferencial deste ano é incentivar que cada vez mais os jovens façam parte da lista de doadores, para isto, serão sorteados brindes para pessoas de até 25 anos que realizarem a doação no dia da campanha. A Secretária, finaliza reforçando a importância da colaboração de todos, “peço que quem tiver um tempinho, que venha participar desta ação no dia 28, pois, é muito melhor sermos doadores do que precisarmos da doação.”

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Selbach)

Compartilhe: