Dia do Doador de Sangue: ano foi de dificuldade para manter os estoques

Postado em 25 novembro 2020 10:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. 

Hoje (25) é o dia Internacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância do ato. 

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia  importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão. 

Além disso, o ano de 2020 foi de dificuldades para manter os estoques de sangue em razão da pandemia de coronavírus. 

Conforme a responsável técnica do serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) Dra. Cristiane Rodrigues do Araújo, a solidariedade da população é fundamental para manter os bancos de sangue. 

Neste ano, o hemocentro do HSPV teve dificuldade para manter seus estoque. De acordo com Cristiane, o medo da pandemia e o distanciamento social contribuíram para que o número de doadores caísse. 

No entanto, o setor de hemoterapia realizou diversas ações visando chamar os doadores para o hospital. Campanha demonstrando que era segura e importante a doação fez com que as pessoas procurassem o HSVP. 

Outro fator importante foram os doadores fidelizados, que são aqueles que costumam doar sangue todos os anos. Familiares e amigos de pessoas internadas também fizeram a diferença para manter os estoques. 

Como doar

Por ser um hospital que atende alta complexidade, a demanda por sangue no HSVP continuou alta, mesmo com a pandemia. Além das transfusões que aconteciam antes, pacientes graves da covid-19 também precisaram de sangue, aumentando a demanda em 5%. 

Para doar no HSVP o interessado pode procurar o setor de hemoterapia, que fica da Rua Quinze de Novembro, 485, no prédio da radioterapia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos. 

Rádio Uirapuru

Postado em 25 novembro 2020 10:10 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop