Desligamento do sinal analógico de TV pode começar em 2013

O desligamento da TV analógica na frequência de 700 MHz poderá começar ainda em 2013. O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Paulo Benardo, nesta terça-feira (04/09. Ele disse que o processo deverá acontecer “em duas ou três cidades”, de acordo com a Agência Estado.

Os testes deverão ser feitos em cidades menores para facilitar possíveis reversões caso falhas aconteçam. Bernardo ainda ressaltou que, se todo o desligamento do sinal fosse feito simultaneamente, o processo para reverter os pormenores seria mais complicado.

Além disso, o ministro também afirmou que não pretende fazer o desligamento completo do sinal analógico enquanto boa parte da população não tiver conversores digitais.

O cronograma original previa o fim do sinal analógico para 2016. “Nossa ideia é flexibilizar este prazo, antecipá-lo em algumas regiões e cidades e até postergar em outras”, defendeu Bernardo.

A intenção do governo é utilizar a faixa de 700 MHz, atualmente dedicada ao sinal analógico, à tecnologia 4G, cujo leilão poderá acontecer no segundo semestre de 2013.

Olhar Digital

Compartilhe: