Depressão na Contemporaneidade II

Postado em 30 abril 2016 07:32 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

No último artigo, relatamos uma história de um menino chamado João ( nome fictício) que teve depressão no decorrer de sua vida, impulsionado por grandes obstáculos surgidos em diferentes fases de sua vida.

O acompanhamento psicológico é essencial, é através deste profissional que o paciente pode “ desabafar”, contar o que esta acontecendo em sua vida. O psicólogo por sua vez, tem como objetivo apontar “ soluções”, escutar, e em conjunto com o paciente caminharem para um futuro melhor, em que o paciente se sinta confiável em suas sessões de tratamento.

Outra busca pela cura da depressão é a ajuda com o psiquiatra, só que este profissional, além de ouvir o paciente e conversar, ele receita remédios .

Além do acompanhamento médico, o paciente deve buscar fazer alguma atividade que envolva seu tempo diário, como caminhadas de manhã ou conforme sua disponibilidade ; fazer algum exercício físico, como academia ou praticar um futebol; sair com a família; ver o pôr do sol, enfim, tentar fazer coisas positivas.

A oração também é essencial para o ser humano, independente de religião, tentar buscar na palavra de Deus uma paz na sua vida, porque ouvindo Deus, clamando pelo Altíssimo, toda energia, toda vibração de bem estar virá sobre a pessoa. No momento de angustia, de depressão…deve-se tirar um minuto de sua vida para clamar a palavra de Jesus, porque o próprio Deus diz “ Eu estarei contigo sempre”. Converse com seu padre ou vá a Igreja e interceda ao Pai Celestial por seus problemas e entregue nas mãos Dele suas súplicas, seus pedidos.

Já dizia Baruffi ( 2015, pg. 13) ¹ :
Deus Pai criador nos acompanha com seu amor providente todos os dias de nossa vida, nos momentos felizes e também nas nossas dificuldades. […] Quem procura ler sua vida com os olhos de fé, verá que a mão protetora de Deus sempre esteve e está presente, orientando, fortalecendo, preservando, cuidando, libertando e curando.

Sabe-se que a depressão é um momento muitíssimo difícil na vida das pessoas, é quando não se sente vontade para nada mais, parece que tudo está perdido, e que a vida já acabou.

Muitas das medicações antidepressivas provocam sono constante, enjoo, insônia, mal estar, ansiedade, tremores, enfim, são inúmeras reações no organismo humano, que a partir de 15 dias tendem a cessar, mas sempre informando ao médico responsável esses sintomas, porque só ele saberá a melhor decisão a se tomar.

Não fique com medo de ir ao médico e contar seus problemas, seus sintomas, pois, é a melhor forma de você ser tratado e se recuperar o quanto antes.

Depressão não se brinca, é uma doença séria, que leva a pessoa ao seu extremo.

¹ BARUFFI, Adelar. A palavra do Bispo. Ano: 2015. Diocese de Cruz Alta-RS.

Jackson Adair Gonçalves
Sociólogo

Postado em 30 abril 2016 07:32 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop