Curso Técnicas Básicas em Análise e Diagnóstico Molecular

CARAZINHO – Acadêmicos do curso de Biomedicina da Ulbra Carazinho estão participando de um curso de extensão ministrado pela Biomédica, responsável técnica pelo Laboratório Escola da Ulbra Carazinho, Fabiane Sabadin.

As aulas iniciaram no dia 03 de setembro e encerram no dia 25 de setembro, com encontros nas segundas e terças-feiras, das 14h às 17h.

Fabiane explica que a ideia do curso surgiu da coordenação do curso frente à demanda do mercado de trabalho nessa área. “Assim o acadêmico aprimora a prática na análise de DNA. Com o curso, o aluno tem a oportunidade de colocar em prática as técnicas moleculares estudadas como teoria em sala de aula, complementando o aprendizado obtido no curso de Biomedicina, preparando-o melhor para o mercado de trabalho na área de análise de DNA ou molecular”, disse a Biomédica.

O Acadêmico Marcos Cornelius (18), aluno do 4º semestre de Biomedicina na ULBRA Carazinho, afirma que esta aprendendo muito com o curso de extensão. “Vamos trabalhar basicamente com o DNA, pesquisa em biologia molecular, utilizando assim os laboratórios e materiais que a universidade dispõe”, completou o acadêmico.

A coordenadora do curso de Biomedicina da ULBRA Carazinho, professora Elisa Sisti, acrescenta que a ideia surgiu para oportunizar a prática do aluno no diagnóstico molecular de doenças, uma vez que as técnicas moleculares permitem a identificação e a confirmação da presença de patógenos, os quais são identificados através da detecção de seu DNA ou RNA no organismo humano. Também é possível isolar microorganismos de alimentos, entre outras possibilidades. “Resolvemos ofertar esse curso para aproveitar a infraestrutura e os materiais existentes no Laboratório de Biologia Molecular existente em nosso campus. A base de conhecimento exigido para estas práticas já é contemplada nas disciplinas de Genética Humana e Biomolecular Aplicada”, explicou a Coordenadora.

(Assessoria der Imprensa – Ulbra Carazinho)

Compartilhe: