Curso promove capacitação de prevenção e enfrentamento de desastres naturais

TAPERA – A Administração Municipal de Tapera, em parceria com a empresa VENCER – Soluções em Recursos Humanos, realizará nos dias 21 e 22 de maio, curso sobre Prevenção e Enfrentamento a Desastres Naturais.

O curso, de 20 horas/aula, integra o Projeto de Defesa Civil que objetiva desenvolver um conjunto de ações no município. O projeto prevê, ainda, a criação do FUMDEC (Fundo Municipal de Defesa Civil) e elaboração de Plano de Contingência para enfrentamento de desastres naturais, destinando-se a secretários e diretores municipais, e comunidade, através de entidades e instituições oficiais e civis, tais como Brigada Militar, Polícia Civil, Emater, Lions, Grupos de Terceira Idade, CTGs e representantes das localidades do interior.

O presente projeto justifica-se pelo fato de Tapera estar em saliente desenvolvimento econômico e social, com oportunidades em vários segmentos, o que desperta interesse de pessoas de outras regiões que migram na busca de melhores oportunidades. Por conseguinte é indispensável que o gestor municipal, no caso a Administração Pública, estabeleça mecanismos legais de controle de ocupação urbana que por vezes ocorrem de forma desordenada e em desrespeito aos ditames legais.

A iniciativa, cumpre igualmente, o novo ordenamento legal que regula o SINDEC – Sistema Nacional de Defesa Civil – Lei 12.340/10 – e que coloca os Municípios diante de uma nova realidade jurídica e de enfrentamento, tanto do ponto de vista da prevenção como de respostas, reabilitação e reconstrução.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: