Cultura portuguesa no Piazito Gaudério

TAPERA – Coube ao Grupo Folclórico Piazito Gaudério as honras de promover, na quinta-feira (13), a segunda noite da programação da Semana Farroupilha.

Na oportunidade, foi servida a tradicional Vaca Atolada, contando com a participação especial do Grupo Folclórico São Torcato de Guimarães, Portugal. O grupo está na região num intercâmbio cultural com o GAN Sepé Tiarajú, de Espumoso, que há poucos dias participou do Festival Internacional de Folclore de Guimarães considerado o maior daquele País.

O público foi brindado com belas apresentações do grupo português que com seus trajes típicos, evidenciando o preto e vermelho e o som inconfundível das castanholas, encantou a todos.

O grupo foi fundado em 1957 e apresenta como danças tradicionais, Vira, Malhão, Chula, Cana Verde, Vareira, entre outras.

O Grupo Folclórico São Torcato é considerado um dos maiores embaixadores da cultura popular do distrito de Braga e o mais representativo do Concelho de Guimarães. Procurou, ao longo destes anos, trabalhar no sentido de enriquecer cada vez mais o patrimônio cultural, respeitando os princípios da etnografia e coreografia, usos e costumes do povo da terra de São Torcato. Nos seus espetáculos transmite a alegria, vigor e a riqueza da sua lendária terra.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Tapera)

Compartilhe: