O Projeto Profissão Catador, patrocinado pela Petrobras e executado pela Universidade de Cruz Alta em parceria com o Poder Público Municipal, fechou uma parceria com a Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta (Lesca) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na manhã desta sexta-feira (20), durante reunião na Casa de Cultura Justino Martins.
No encontro ficou acordado com o presidente da Lesca, Roni Max de Amorim, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Júlio Ferrera e a coordenadora do Projeto Profissão Catador, Rozali Araújo, que os catadores farão a coleta dos materiais recicláveis nos eventos que fazem parte da programação do Carnaval 2014. Começando nas atividades do Ginásio Municipal de Esportes do dia 09 de janeiro, com a Escolha da Corte Municipal. Também no dia 25 de janeiro, eles estarão no lançamento do CD e sambas-enredo das Escolas, e, no dia 08 de fevereiro quando acontece a Escolha da Corte Intermunicipal, além do principal evento que é o Carnaval 2014, que acontecerá no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta, nos dias 15 e 16 de março.
Conforme Roni Max de Amorim, esta parceria deverá gerar trabalho e renda aos catadores, através desta importante atividade da cultura popular que é o Carnaval, contribuindo com o meio ambiente. “Somos inquilinos nesta vida e por isso deveremos se preocupar com as questões ambientais em prol de um mundo melhor para as próximas gerações”, lembrou.
No encontro, o Secretário de Cultura e Turismo destacou que a Secretaria de Cultura desenvolve diversas atividades durante o ano. “Estamos com as portas abertas para o Projeto Profissão Catador, em busca de parcerias também em outros eventos municipais”, finaliza. A catadora do Bairro Acelino Flores, Marizani Ferreira dos Santos, conta que nesses eventos é possível arrecadar muitas “latinhas”, que possuem um bom valor. “Participei da atividade que o Projeto desenvolveu na Romaria de Fátima e conseguimos recolher muito alumínio, que é o material reciclável que contém maior valor”, salienta. A assistente social, Tamara Rocha, complementou dizendo que pela proporção destes eventos a expectativa é que sejam arrecadados muitos materiais recicláveis.
A professora Rozali Araújo salienta que é muito importante o fechamento desta parceria. “O projeto só consegue avançar na questão da geração de trabalho, renda e sustentabilidade ambiental, se a comunidade estiver engajada”, afirma.
(Assessoria Projeto Profissão Catador)