CRUZ ALTA – Zika Zero: palestras e distribuição de repelentes marcam início da campanha na Unicruz

Postado em 01 abril 2016 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A primeira ação da Universidade de Cruz Alta dentro da campanha Zika Zero teve grande adesão da comunidade acadêmica. As palestras da noite de ontem (29) lotaram o Salão Nobre do Campus de estudantes, que puderam aprender um pouco mais sobre aspectos do Aedes aegypti e das doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, zika e chikungunya. Os três encontros mobilizaram alunos de dez cursos, que também receberam amostras de repelente – parte delas foram produzidas no Laboratório de Farmacotécnica da Unicruz – e puderam visualizar a estrutura do inseto em microscópios dispostos no corredor do Prédio Central, em frente ao local do evento.

Antes da palestra, a pró-reitora de Graduação da Instituição, Solange Billig Garces, justificou a inserção do tema no ambiente universitário. “É aqui que se produz conhecimento e podemos ser multiplicadores dos cuidados para combater o mosquito. São ações pequenas, mínimas, mas é importante que todos tenham este olhar atento para formarmos uma corrente e acabarmos de vez com os mosquitos, pois os problemas são seríssimos”, disse.

A convidada a ministrar a palestra foi a coordenadora da Vigilância de Saúde em Cruz Alta, Joice Miron. Egressa do curso de Enfermagem da Unicruz, ela detalhou como as larvas de inseto se proliferam, os sintomas das três doenças e o plano de atuação da entidade no município. “Estamos infestados de mosquitos na região. Em Cruz Alta temos 16 casos suspeitos e um confirmado, mas exportado. Ainda não temos a circulação do vírus, mas no momento que isso acontecer, podemos ter uma infestação de dengue, zika ou chikungunya”, alertou. A preocupação de Joice não é exagerada: segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypt (LIRAa), o estrato de Cruz Alta apresenta 3,9% de infestação predial, percentual que beira o risco de surto de dengue.

As atividades institucionais do Zika Zero terão sequência hoje (30) e amanhã (31), com mais palestras para graduandos, professores e colaboradores promovidas pelos Centros de Ensino, conjuntamente com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e com o setor de Medicina e Segurança do Trabalho.

(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)

Postado em 01 abril 2016 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop