CRUZ ALTA – XI Feira Nacional do Trigo é lançada oficialmente

Uma das mais tradicionais Feiras do Agronegócio brasileiro está retornando ao calendário de eventos de Cruz Alta. A décima primeira edição da Feira Nacional do Trigo – FENATRIGO voltará a ser realizada no município após sete longos anos adormecida nas lembranças dos cruz-altenses.

Na noite desta terça-feira (01) foi realizado na sede do Sindicato Rural de Cruz Alta, localizado no Parque Integrado de Exposições o lançamento oficial e apresentação da programação da XI FENATRIGO às autoridades e imprensa local e regional.

Em cerimônia realizada no Sindicato Rural de Cruz Alta o Presidente da Feira Airton Carlos Becker anunciou aos convidados à programação e a relação de shows da XI Fenatrigo de Cruz Alta.

Durante os cinco dias da Feira Nacional do Trigo atrações como a Abertura Oficial da Colheita do Trigo 2014, Seminário do Trigo, Fórum do Leite e painéis do agronegócio serão algumas das atrações disponibilizadas ao público que vai prestigiar a retomada da tradicional feira. Os shows da XI Fenatrigo ficarão por conta das atrações nacionais Fernando e Sorocaba, Marcos e Belutti, Lucas Lucco, Bruninho e Davi, Acústicos e Valvulados, Raimundos e Pylla C.

Para o Presidente da Feira Airton Becker a retomada da Fenatrigo coloca Cruz Alta de volta no circuito de eventos do Rio Grande do Sul. “Estamos trabalhando em conjunto com as instituições que formam a Associação Fenatrigo e demais pessoas envolvidas para proporcionar à comunidade de Cruz Alta e região lazer, cultura, negócios e entretenimento, mostrando para todo o Estado as potencialidades da nossa cidade” destaca o presidente.

A FENATRIGO teve seu lançamento no ano de 1975 e em todas as edições posteriores manteve como principal objetivo impulsionar o desenvolvimento local e regional, contribuindo para promover Cruz Alta no cenário nacional. A feira sempre se preocupou em ser um evento de valorização regional, comprometendo-se a resgatar e valorizar a cultura do trigo e seus derivados no contexto da economia e da política brasileira.

O Prefeito Municipal Juliano da Silva destacou a importância da retomada da Feira Nacional do Trigo. “A Administração Municipal está trabalhando para resgatar esse importante fragmento da história de Cruz Alta, em conjunto com as entidades e pessoas envolvidas estamos dando vida a nossa tradicional Fenatrigo. O Município de Cruz Alta é um dos maiores produtores da cultura do trigo, sendo que ano passado alcançou a maior área cultivada no estado e a segunda maior safra de trigo dos últimos trinta anos. Temos que nos preocupar da porteira para fora, porque da porteira para dentro os produtores sabem o que fazer” destaca o prefeito.

A última edição do evento ocorreu no ano de 2007 e passados sete anos, a FENATRIGO apresenta em 2014 a sua décima primeira edição aliada a um cenário favorável para a cultura do trigo. O município de Cruz Alta no ano passado teve a maior área de trigo cultivada do estado e a segunda maior safra de trigo dos últimos 30 anos. E devido à importância socioeconômica que a cultura do trigo tem para o município, Cruz Alta voltou ao cenário de eventos estaduais em 2013, quando a Abertura da Colheita do Trigo foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul.

Neste ano a FENATRIGO será realizada entre os dias 24 a 28 de setembro com várias atrações que garantirão cinco dias de entretenimento, eventos culturais, técnicos e esportivos programados pelas comissões e contemplará ainda apresentações de artistas locais e nacionais, feira de negócios da Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços e exposição de artesanatos.

Participaram do evento o Deputado Estadual Pedro Westphalen, o Presidente da Associação Fenatrigo Gustavo Bilibio, o Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Rafael Braga Librelotto, o Secretário Estadual da Agricultura Cláudio Fioreze, o Comandante da AD/3 General Severino R. Bento da Paixão, o Comandante do CRPO Alto Jacuí Major José Vilmar Robaina da Jornada, o Presidente da Comissão do Trigo da Farsul Hamilton Jardim representando o presidente Carlos Speroto, Carlos Eduardo Tavares representando a Reitora da Universidade de Cruz Alta Patrícia Bianchi Dall’Agnol, secretários municipais, vereadores e prefeitos da região.

A Associação Fenatrigo é composta pela Administração Municipal de Cruz Alta, Sindicato Rural, Aci, Câmara Municipal de Vereadores, Sindilojas, Universidade de Cruz Alta, CDL e Associação das Micros e Pequenas Empresas. Os ingressos serão comercializados a partir da tarde desta quinta-feira no Sindicato Rural de Cruz Alta, Lojas Becker, Vencal, Prevedello Advogados e Postos 2001.

Confira as atrações da Fenatrigo 2014
25 de Setembro – Show Nacional com Fernando e Sorocaba
26 de Setembro – Show Nacional com Raimundos, Acústicos e Valvulados e Pylla C
27 de Setembro – Show Nacional com Marcos e Belutti e Bruninho e Davi
28 de Setembro – Show Nacional com Lucas Lucco.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Compartilhe: