CRUZ ALTA – VI edição da Tropeada Artística atraí um grande público

O tempo seco e a temperatura agradável neste final de semana foi um dos fatores que levou um grande público ao Ginásio Municipal para prestigiar a VI Tropeada Artística e Cultural de Cruz Alta. O evento é uma realização da Administração Municipal de Cruz Alta, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, contando com o apoio da 9ª Região Tradicionalista e dos Centros de Tradição Gaúcha do município.

A sexta edição da Tropeada iniciou na manhã de sábado (19) com a cerimônia oficial de abertura da competição e as apresentações dos grupos da modalidade estudantil nas categorias Mirim, Juvenil e Veterano. O público presente no ginásio municipal pode acompanhar durante todo o dia belíssimas apresentações das invernadas artísticas que vieram prestigiar esse importante evento que mantem viva a tradição gaúcha.

O Secretário de Cultura, Turismo e Eventos Julio Ferrera, fez uma avaliação positiva do evento que reuniu dezenas de entidades tradicionalistas do Estado. “A Administração Municipal através do esforço e união entre as entidades tradicionalistas cruz-altenses e a 9ª Região Tradicionalista, retomou em 2013 a realização da V Tropeada Artística e Cultural de Cruz Alta, proporcionando a população o acesso a cultura e a belíssimas apresentações das invernadas gaúchas. Esse ano chegamos a sexta edição do evento que atraiu mais de cinquenta grupos artísticos do estado, levando nos dois da competição um bom público que acompanhou grandes apresentações” destacou o secretário.

Durante o belíssimo amanhecer de domingo, as invernadas artísticas da modalidade entidades tradicionalistas se preparavam para o grande o momento, a hora de subir ao tablado para o grande espetáculo do dia.

De acordo com o Prefeito Municipal Juliano da Silva a administração municipal está valorizando a cultura e tradição gaúcha. “A sexta edição da Tropeada Artística e Cultural de Cruz Alta chega no momento em que nos aproximamos da 34ª Coxilha Nativista e do maior simbolismo da tradição gaúcha, o acendimento da Chama Crioula no Estado do Rio Grande do Sul que será realizado pela primeira vez no município. Cruz Alta está retomando o seu espaço a nível regional e estadual, valorizando acima de tudo a união do trabalho e as entidades cruz-altenses” salientou o prefeito.

O evento contou com o apoio logístico da Secretarias Municipais, principalmente da Secretaria de Esportes através do secretário João Cunha Lopes que disponibilizou o ginásio municipal para a realização da competição.
Segundo o Coordenador de Eventos do Gabinete da Primeira Dama Vladimir Colombelli o evento superou as expectativas da organização. “Pelo segundo ano consecutivo trabalhamos na organização e no planejamento da Tropeada Artística, no ano passado retomamos a realização da competição que havia ficado ausente no calendário de eventos do município. As invernadas artísticas do Estado acreditam na solidez desse importante evento que valoriza e incentiva a tradição gaúcha” destaca o coordenador.

Vencedores da VI Tropeada Artística e Cultural de Cruz Alta

ESTUDANTIL MIRIM
1º LUGAR – Escola Dr. Flory Druck Kruel – Tupanciretã
2ª LUGAR – Instituto Estadual Borges do Canto – Palmeira das Missões
3º LUGAR – Escola Santo Estanislau – Mato Queimado
Melhor entrada e saída – Escola Dr. Flory Druck Kruel – Tupanciretã

JUVENIL
1º LUGAR – Escola Tancredo Neves – Santa Maria
2ª LUGAR – Escola Dr. Flory Druck Kruel – Tupanciretã
3º LUGAR – Escola Poncho Verde – Panambi
Melhor entrada e saída – Escola Dr. Flory Druck Kruel – Tupanciretã

ADULTO
1ª LUGAR – Instituto Erico Verissímo – Três Passos
Melhor entrada e saída –  Instituto Erico Verissimo – Três Passos
Troféu da escola destaque da VI Tropeada Artística e Cultural –  Escola Dr. Flory Druck Kruel – Tupanciretã

MODALIDADE ENTIDADES TRADICIONALISTAS

CATEGORIA MIRIM
1º LUGAR – CTG Querência da Serra – Cruz Alta
2º LUGAR – DTG Sentinela Da Tradição – Tupanciretã
3º LUGAR – CTG Tropeiro Velho – Panambi
4º LUGAR – CTG Sinuelo da Querência – Palmeira das Missões
5º LUGAR – CTG Rodeio da Saudade – Cruz alta
Melhor entrada e saída – CTG Querência da Serra – Cruz Alta

CATEGORIA JUVENIL
1º LUGAR – CPF Piá do Sul – Santa Maria
2º LUGAR – CTG Tropeiro Velho – Panambi
3º LUGAR – GDF Os Farroupilhas – Santo Ângelo
4º LUGAR – DTG Sentinelas da Tradição – Tupanciretã
5º LUGAR – CTG Turibio Verissímo – Cruz Alta
Melhor entrada e saída – GDF OS Farroupilhas – Santo Ângelo

CATEGORIA ADULTO
1º LUGAR – União Gaúcha João Simões Lopes Neto – Pelotas
2ª LUGAR – CPF Piá do Sul – Santa Maria
3º LUGAR – Lalau Miranda – Passo Fundo
4º LUGAR – DTG Poncho Verde – Panambi
CTG – Tropeiro Velho – Panambi
Melhor entrada e saída – Grupo Nativista Ibirapuitã – Alegrete

CATEGORIA VETERANO
1º LUGAR – CPF Piá do Sul – Santa Maria
2º LUGAR – CTG Farroupilhas – Santa Maria
3º – LUGAR – CTG Taylor Fagundes – Santa Maria
Melhor entrada e saída – CPF Piá do Sul – Santa Maria

Troféu rotativo – entidade tradicionalista que somou o maior número de pontuação geral no festival – CPF Piá do Sul – Santa Maria.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Compartilhe: