CRUZ ALTA – UPA cruz-altense é referência em encontro da Famurs

Postado em 04 dezembro 2015 06:58 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Evento reuniu gestores municipais que lutam para abrir unidades

Apresentar soluções para um problema estadual foi a pauta da reunião entre gestores municipais na tarde desta quarta-feira, 02, na sede da Famurs, em Porto Alegre. Prefeitos gaúchos estão se unindo em busca de soluções para viabilizar o funcionamento de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hoje 17 unidades estão prontas, mas com portas fechadas no Rio Grande do Sul. O Prefeito Juliano da Silva apresentou a situação de Cruz Alta que já está servindo de exemplo para outros municípios.

Desde que foi inaugurada, em 15 de dezembro de 2014, a UPA de Cruz Alta mantém os atendimentos e de forma 24 horas, porém teve que ser readequada para sobreviver as faltas de repasses dos governos Federal e Estadual. O prefeito Juliano da Silva apresentou a solução ajustada com o Ministério Público Federal para que a unidade não fosse fechada e prejudicasse os usuários. A UPA de Cruz Alta reduziu o número de profissionais por turno, fato que diminuiu os custos operacionais, e segue com os atendimentos diariamente. “Apesar das dificuldades em atraso nos repasses, buscamos sempre soluções que não prejudiquem a população e que os serviços públicos permaneçam sendo oferecidos sem interrupções” destacou o Prefeito.

A alternativa propagada por Cruz Alta também deverá ser a solução para a abertura da UPA de Santo Ângelo. Conforme a vice-prefeita Nara Leão esta é uma alternativa para atender a população e desafogar a emergência do hospital. No último mês representantes do executivo da cidade missioneira e de Frederico Westphalen estiveram conversando com o Prefeito de Cruz Alta para obter mais detalhes do processo.

A reunião na Famurs contou com a participação de representantes do Ministério Público Federal. Conforme a procuradora da República Ana Paula de Medeiros, os promotores do Ministério Público tem independência funcional, mas é possível buscar uma solução conjunta para todos os municípios. “Podemos tentar fazer um trabalho coordenado”, ressaltou.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Postado em 04 dezembro 2015 06:58 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop