CRUZ ALTA – Unicruz sediou audiência pública do Coaju sobre o enquadramento das águas da bacia

A Universidade de Cruz Alta sediu na manhã desta quarta-feira (25), no Campus Universitário uma audiência pública organizada pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju) para a apresentação do enquadramento das águas.

O enquadramento, aprovado, através da Resolução nº 122, de 03 de janeiro de 2013, estabelece os parâmetros de qualidade para o uso dos recursos hídricos na bacia para os próximos 20 anos e serve de referência para as ações dos órgãos de recursos hídricos e de meio ambiente, como outorga e licenciamento ambiental municipal, estadual e federal. Ele também deve ser levado em conta no momento da elaboração dos planos diretores e de saneamento.

Os trabalhos da audiência foram coordenados pelo presidente do Comitê e professor da Universidade de Passo Fundo, Claud Goellner, que destacou na ocasião que as propostas de enquadramentos foram definidas pela população das bacias em audiências públicas realizadas no ano passado, uma delas inclusive sediada na Unicruz. Goellner ressaltou ainda que o processo faz parte do Plano de Bacia que iniciou há dois anos e é uma maneira de garantir quantidade e qualidade de água para as atuais e futuras gerações.

Representaram a Universidade no evento a professora do curso de Agronomia e membro do Coaju, Vanessa Fontana e o diretor do Centro Ciências Agrárias, Exatas e da Terra, José Luis Tragnago, que foi um dos precursores nos trabalhos com a bacia hidrográfica no Alto Jacuí. Atualmente 41 municípios integram o Coaju.

(Assessoria de Comunicação – Unicruz)

Compartilhe: