CRUZ ALTA – Unicruz realiza projeto “A Materialidade da Memória” na Coxilha Nativista

A comunidade de Cruz Alta e região mais uma vez é chamada a participar do projeto que resgata a história da Coxilha Nativista. Idealizado pelo curso de Jornalismo, através do Núcleo de Conexões Artístico-Culturais (Nucart) da Universidade de Cruz Alta, o projeto “A Materialidade da Memória” está no seu terceiro ano e desta vez traz uma inovação em relação às edições anteriores.

Nos dois primeiros anos de realização, a comunidade participou expondo materiais históricos dos acervos pessoais. Em 2013, a Mostra reuniu mais de duzentos objetos, documentos e arquivos que trouxeram à tona muitos momentos importantes da trajetória do festival nativista.

Neste ano, o objetivo é ampliar o olhar sobre o evento, resgatando memórias do festival nativista em gravações com a comunidade. Será produzido um arquivo de vídeos, onde os participantes do evento terão a oportunidade de contar suas lembranças e vivências na Coxilha Nativista. Os vídeos serão gravados nas quatro noites do evento no Ginásio Municipal e veiculados na internet e também na Unicruz TV.

Como a Mostra de objetos já havia sido realizada por dois anos consecutivos, a proposta de 2014 é inovadora, permitindo que a comunidade local e regional conheça fatos que marcaram o público do evento ao longo dos 34 anos de realização da Coxilha Nativista.

O trabalho será realizado por acadêmicos do curso de Jornalismo, com orientação da professora Fabiana Iser, coordenadora do projeto. Além das gravações de entrevistas, o Curso também irá deixar em exposição dez quadros que fazem parte do acervo da Unicruz e que relembram momentos importantes do festival através de fotografias que foram buscadas junto à comunidade e aos veículos de comunicação no início do projeto. Mais informações podem ser obtidas com o curso de Jornalismo da Unicruz, pelo fone (55) 3321-1598.

(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)

Compartilhe: