CRUZ ALTA – Unicruz na Fenatrigo: agronegócio e reprodução animal são temas de eventos técnicos

Postado em 30 setembro 2014 09:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Sexta-feira (26) foi um dia intenso para a Universidade de Cruz Alta no Parque Integrado de Exposições. Além das atividades executadas no estande institucional durante a XI Feira Nacional do Trigo (Fenatrigo), dois eventos técnicos aconteceram ao mesmo tempo: o III Fórum de Desenvolvimento Rural e o I Workshop do Cavalo Crioulo, promovidos pelo Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e pelo curso de Medicina Veterinária, ambos da Unicruz. Foram as últimas atividades técnicas da Instituição na programação da Fenatrigo, que encerrou ontem (28) à noite.

No Auditório do Sindicato Rural de Cruz Alta, o I Workshop do Cavalo Crioulo reuniu alunos, professores e criadores da raça equina. O ministrante do encontro foi o professor Luiz Felipe Kruel Borges, que apresentou as tecnologias e os métodos mais eficazes para a coleta do sêmen do animal, bem como os procedimentos que envolvem a inseminação. “É um trabalho que requer paciência, empenho e treinamento para vocês, futuros médicos veterinários”, observou o professor Luiz Felipe, direcionando a fala aos alunos da Unicruz.

Também dentro do Sindicato Rural, mas no Salão de Eventos, o III Fórum de Desenvolvimento Rural debateu o potencial do Brasil no mercado agrícola. O professor da Universidade Federal de Viçosa/MG (UFV), Erly Cardoso Teixeira, destacou as principais áreas em que o país lidera os índices mundiais do agronegócio: o Brasil ocupou, em 2013, o primeiro lugar como produtor e exportador de açúcar, café, suco de laranja e fumo. Contudo, o especialista em economia agrária desfez o rótulo nacional de “celeiro do planeta”, como definiu: “Não somos a grande fazenda do mundo, mas temos um papel importante neste cenário”. A aula magna do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural também foi liderada pelo professor Erly. No sábado (27), no Campus, o docente convidado abordou o papel das universidades no desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Alunos e docentes do curso Stricto Sensu da Unicruz acompanharam o encontro.

(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)

Postado em 30 setembro 2014 09:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop