CRUZ ALTA – Transporte de paciente atinge número recorde

Até 700 deslocamentos de pacientes são realizados por mês

Todos os dias pacientes saem de suas casas em busca de atendimento médico especializado e encontram na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) uma maneira prática e segura de fazer o deslocamento. Apenas no mês de dezembro de 2015 o setor de transportes da SMS registrou cerca de 700 viagens de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde.

Estes pacientes procuram inicialmente o setor de regulação na secretaria para realizar o agendamento de suas consultas. Com a liberação do Comaja, consórcio responsável pelos exames com profissionais especialistas, os pacientes são encaminhados para a equipe de transportes. Segundo Vinícius Carvalho, coordenador do setor, diariamente 20 veículos da Saúde pegam a estrada em direção à diversas cidade gaúchas como, Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, Ijuí, Lajeado, Caxias do Sul e tantas outras. “Somos a única cidade que desloca pacientes diariamente para a capital gaúcha e, além disso, os motoristas deixam e buscam as pessoas diretamente em cada hospital e clínica onde os exames estão agendados” informa Carvalho.

Desde que assumiu o executivo municipal um dos compromissos do Prefeito Juliano da Silva foi renovar a frota da Prefeitura, principalmente da secretaria de saúde. Hoje são vinte veículos viajando diariamente incluindo um micro-ônibus de 23 lugares, três vans de 14 lugares cada e dois veículos com capacidade para 7 pessoas. “Nosso pensamento é de proporcionar melhores condições de deslocamento para estas pessoas que buscam atendimento especializado, além de oferecer mais segurança aos motoristas” salienta Juliano.

Os itinerários dos motoristas dependem da situação de cada paciente, no caso das pessoas atendidas nos CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) os deslocamentos são para as cidades de Santa Rosa, Tupanciretã e Fortaleza dos Valos, e quando o paciente for menor de idade o destino é a cidade de São Borja distante 256 km de Cruz Alta. Cada viagem acaba gerando valores em diárias aos motoristas, valor destinado a cobrir as despesas com alimentação e hospedagem, se for o caso.

Quadro demonstrativo dos destinos e especialidades (dezembro 2015)

(Coordenadoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura Municipal de Cruz Alta)

Compartilhe: