CRUZ ALTA – Skate Plaza é inaugurada

Praça é referência estadual na modalidade

Os amantes dos esportes radicais possuem agora um local apropriado para poder praticar o skate street. A administração municipal, através da secretaria de esportes do município, inaugurou nesta sexta-feira, 26, a Skate Plaza.

A praça conta com rampas, pirâmide, escada, bancos, granizo para derrapagem e iluminação entre ás 20h e meia noite para os skatistas realizarem as manobras com segurança.

O evento contou com a participação dos idealizadores do projeto Prefeito Juliano da Silva e o Secretário de Esportes, João Cunha Lopes, além o Vice-Prefeito Moacir Marchesan, representante da Câmara Municipal, Marino Marangon, Michel Oliveira da Federação Gaúcha de Skate, secretários, pessoas da comunidade e dezenas de skatistas.

Segundo o Prefeito Juliano a intenção é transformar o espaço que, além da prática da atividade física, proporcione eventos culturais e o convívio do público em geral, promovendo a integração e a popularização do esporte na cidade.

O Prefeito garantiu também para esse ano o projeto para a segunda fase da Skate Plaza. Essa compreende a construção do bowl, com no mínimo 3,50 m de altura, podendo ser de concreto ou madeira, em formato de bacia (bowl em inglês) havendo entre o coping (cano de ferro) e a parede em curva uma parede com vertical (90º com o chão, ou seja, reta) para manobras ainda mais radicais.

O Secretário de Esportes, Lazer e Juventude, João Cunha Lopes relata que a construção de um local adequado para a prática do esporte é uma demanda antiga dos skatistas, que dividem o espaço entre os carros, correndo o risco de acidentes, além de permitir competir e praticar a modalidade no município. Agradeceu a todos que contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade e faz um pedido que os skatistas cuidem da praça que foi doada a eles.

O projeto da Praça de Skate foi realizado pelo skatista Frederico Cheuiche, especialista neste tipo de trabalho, e por pessoas que conhecem o esporte. A obra é uma mistura de famosas praças de skate, como a Praça da Sé em São Paulo e da Praça em Barcelona, na Espanha.

A Skate Plaza é uma referência estadual, sendo a mais moderna do interior do estado, e deverá ser homologada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) é receberá em breve uma etapa do campeonato gaúcho da modalidade.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Compartilhe: