CRUZ ALTA – Seminário Interinstitucional: abertura teve lançamento de livro e painel sobre desenvolvimento

O Salão Nobre do Campus sediou na noite de último dia 04 a abertura oficial do XIX Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão. A cerimônia inaugural contou com presença de estudantes, docentes e representantes da comunidade.  Os pronunciamentos que deram início ao evento foram da reitora Patrícia Bianchi e do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Diego Golle. “É sempre um desafio (organizar eventos científicos), mas este foi especial. Chegar à 19ª edição do evento é uma grande responsabilidade, mas alunos e professores da Unicruz deram uma grande contribuição nos preparativos”, declarou o professor Diego.

Após as falas da mesa oficial e da apresentação artística do violonista Christian Fernandes, o Grupo de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos, Cidadania e Democracia (GPJur) da Unicruz prosseguiu com o lançamento do livro “O Fenômeno Jurídico como Compromisso Social”, que tem como autoras as professoras Angelita Woltmann, Ieda Linck e Vanessa Neubauer. A publicação reúne artigos de pesquisadores institucionais e externos sobre temáticas que englobam o Estado, os Direitos Humanos, a Dogmática Jurídica e a Sociedade Contemporânea. “Que o Seminário e este livro sirvam como motivação aos alunos que estão aqui presentes, porque quando a gente deseja algo, nos dedicamos e conseguimos”, falou a professora Vanessa antes de entregar um exemplar à reitora. Outras unidades também foram destinadas à Biblioteca Visconde de Mauá e estarão disponíveis para consulta e retirada.

O painel da noite teve como eixo central o desenvolvimento sustentável como princípio para o ensino, a pesquisa e a extensão. As ministrantes foram a professora do curso de Agronomia, Jana Koefender, a coordenadora do curso de Gestão de Empresas Rurais, Claudia Mera, e a coordenadora do projeto Profissão Catador, Isadora Cadore Virgolin. Acompanhadas pelo pró-reitor Diego, as docentes apresentaram os pilares que fortaleceram a educação no cenário nacional e suas perspectivas no âmbito da academia. Conforme explicou a professora Claudia, as discussões sobre a importância do desenvolvimento econômico, político e educacional cresceram a partir da 2ª Guerra Mundial. “A partir deste período todos os países adotaram um discurso de progresso. A industrialização, a urbanização e a modernização da agricultura foram alguns dos degraus impostos na época”, contextualizou.

O XIX Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão tem sequência na tarde de hoje (5) com o Fórum da Pedagogia Universitária, as Mostras de Iniciação Científica e Pós-Graduação, oficinas e uma roda de conversa do Projeto Rondon.

(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)

Compartilhe: