Casos de danos ao patrimônio público e violência foram abordados com a comunidade
Nos últimos meses alguns casos de dano ao patrimônio público foram registrados em vários pontos da cidade. No bairro Jardim Primavera a Academia de Saúde, obra que ainda nem fora entregue à população, já foi depredada três vezes, mas isso não se compara a qualquer atentado à vida. Nesta semana os freios da motocicleta de um profissional de saúde da ESF do bairro foram cortados, o que quase causou um acidente.
A vida de uma pessoa não tem preço e o atentado realizado contra este profissional mobilizou a administração municipal a realizar uma reunião com lideranças dos bairros próximos. Com a presenças da Secretária de Governo Carmen Gutierrez, da secretária interina de Saúde Jussara Daltrozo, do secretário de Mobilidade Urbana e Guarda Municipal Gilson Viégas e do Ten. Daltrozo representando o 16° BPM, a segurança dos profissionais de saúde da unidade foi discutida como fator principal para a continuidade do bom andamento dos serviços prestados.
Segundo o Ten. Daltrozo o bairro Jardim Primavera está inserido no conhecido grande bairro de Fátima que possui policiamento comunitário, quando um policial reside no bairro e faz o patrulhamento específico nas redondezas. Porém segundo os moradores a questão da drogadição, principalmente na adolescência, vem causando transtornos para as famílias. Algumas mães relataram que seus próprios filhos estão viciados e não sabem mais como lidar com a situação. A reunião foi realizada no CRAS Um Lugar ao Sol, que inclusive mantém encontros preventivos com crianças e adolescentes de 6 a 12 anos para abordar fatores como os danos do uso de drogas e violência, este trabalho de conscientização, inclusive, já vem mostrando resultados positivos em sua maioria.
Como resultado do encontro ficou acertado que a própria comunidade vai se mobilizar para conscientizar os moradores da importância de conservar o patrimônio público e garantir a integridade física dos profissionais de saúde. Por parte do poder público o fortalecimento das ações preventivas contra drogas e violência e ainda, aumentar o efetivo de guardas municipais no local.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)