CRUZ ALTA – Segurança da Coxilha Nativista em discussão

O Município de Cruz Alta será palco nos próximos meses de vários eventos relacionados a cultura e tradição gaúcha. No mês de Julho será realizada a 6° Edição da Tropeada Artística e Cultural de Cruz Alta e a 34ª Coxilha Nativista, com uma extensa programação de atividades no Ginásio Municipal e Parque de Exposições do Município.

Em Agosto o município sediará o evento de maior simbolismo da tradição gaúcha, o acendimento da chama Crioula no Estado do Rio Grande do Sul que será realizado pela primeira vez na sua história em Cruz Alta.

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (26), no Salão Nobre da Prefeitura de Cruz Alta, o Prefeito Municipal Juliano da Silva e o Secretário de Cultura, Turismo e Eventos Julio Ferrera se reuniram com representantes da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Civil, todos interessados em garantir a segurança das pessoas que vão prestigiar os eventos em Cruz Alta.

De acordo com o Secretário de Cultura, Júlio Ferrera, essa reunião teve como objetivo prosseguir a discussão e planejamento da segurança dos eventos que serão realizados no município. “Estamos nos aproximando da 34ª Edição do maior festival de música nativista do Estado, a Coxilha Nativista de Cruz Alta. Iniciamos no mês passado uma série de importantes reuniões com as forças de segurança do município, para planejar e organizar a segurança da comunidade que vai prestigiar o evento, com objetivo de disponibilizar ao público um belo espetáculo e com a segurança necessária para a integração da comunidade”, destacou o secretário.

Ainda segundo o secretário Júlio Ferrera o trabalho em conjunto entre a Administração Municipal e os Órgãos de Segurança Pública é fundamental para garantir o sucesso do evento. A Administração Municipal de Cruz Alta retomou no ano passado as atividades e festividades da Coxilha Nativista no Parque Integrado de Exposições. O tradicional Acampamento Lenda da Panelinha voltou a movimentar o parque que ainda contou com a retomada do baile, rodeio da Coxilha, torneio de truco e trova campeira. As atividades desenvolvidas no parque não registraram nenhuma ocorrência policial durante os quatro dias de programação, o que tranquiliza a comunidade diante o excelente trabalho realizado das forças de segurança.

Participaram da reunião o Tenente do Corpo de Bombeiros Delmar Braz, o Delegado Rafael dos Santos, o Comandante Antonio Mattos Silveira, o Sargento da Polícia Rodoviária Estadual Lauro Bronzoni, os Secretários de Mobilidade Urbana Gilson Viégas e de Esportes João Cunha Lopes, os Coordenadores Municipais de Trânsito Tabajar Nogara e de Cultura Juca Moraes e o Coordenador da 9ª Região Tradicionalista Carlos Eduardo Silva.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Compartilhe: