CRUZ ALTA – Salão Nobre lotado para acompanhar palestra sobre direito penal e internet

Postado em 18 março 2016 09:03 por jeacontece
15.292.411/0001-75

A popularização da internet e seus efeitos no direito penal foi tema de uma atividade que integrou acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Direito na noite de ontem (16). A palestra promovida no Salão Nobre do Campus teve como ministrante o delegado da Polícia Civil do RS Emerson Wendt, que recentemente recebeu o título de mestre em Direito e Sociedade. Sua experiência profissional e o estudo sobre estruturas sistêmicas na comunicação e na sociedade, elementos da dissertação de Wendt, foram os motes do encontro.

Também especialista em Crimes Cibernéticos, o convidado comentou sobre a cultura do medo, privacidade e segurança na internet e a influência midiática na resolução de alguns episódios. “A Lei Carolina Dieckmann foi aprovada em 11 dias. A amplificação midiática de alguns fatos acaba causando uma sensação de domínio da circunstância, o que nem sempre condiz com a realidade social”. Na plateia também estavam docentes e egressos dos dois cursos de Graduação envolvidos, bem como delegados da região.

Wendt também falou sobre o compartilhamento de imagens íntimas sem consentimento da vítima, e posicionou-se a favor de um novo tratamento a estes casos. “Deve sair na próxima edição da Revista Brasileira de Ciências Criminais um artigo em que defendo a aplicação do revenge porn como forma de violência psicológica para inclusão na Lei Maria da Penha. Também pretendo escrever sobre uma nova concepção penal: a mulher que foi exposta e por esse motivo ficou afastada mais de 30 dias do ambiente de trabalho é vítima não de difamação, mas de lesão corporal de natureza grave”, opinou.

Outra palestra será realizada pelo curso de Direito na próxima terça-feira (22).

O tema será investigação criminal genética, com o também delegado de Polícia Rafael Sauthier. As inscrições estão disponíveis no Portal da Unicruz.

(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)

Postado em 18 março 2016 09:03 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop