Cruz Alta receberá certificado do Sebrae

O município de Cruz Alta completou no mês de agosto 193 anos, sendo um dos mais antigos e importantes historicamente do estado, mas isso não impede que se tenha visão no futuro da cidade e principalmente cuidados com aquelas pessoas que movimentam a economia local. Ao implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, Cruz Alta dá um passo importante na promoção do desenvolvimento dos pequenos negócios.

A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A administração municipal através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) criou um espaço chamado Sala do Empreendedor, local voltado à orientar os empresários cruz-altenses, proporcionando assim condições de abrir e de incrementar seus negócios. Atualmente 4.174 empresas estão instaladas em Cruz Alta, sendo 2.306 de micro e pequeno porte, representando 55% do total e ainda 1.818 microempreendedores individuais (MEIS).

Durante a XI Fenatrigo o Sebrae/RS vai realizar a entrega de um selo e certificado a Prefeitura de Cruz Alta por sua participação neste processo de incentivo aos micro e pequenos empresário. O selo, que pode ser utilizado em publicações oficiais do município, site, banner ou qualquer material informativo, virá acompanhado de um certificado nominal ao Prefeito Juliano da Silva. Desta forma o Sebrae/RS carimba a implementação e empresta sua marca ao município e a administração municipal pode, por sua vez, prestar contas à sociedade das ações que tem realizado em prol dos pequenos negócios.

A parceria da administração municipal com Sebrae/RS proporcionou apoio e orientações dos técnicos da instituição para colocar a legislação em prática de forma efetiva. O Secretária da SMDE Francisco Noronha salienta que a administração disponibiliza ainda a cobrança do IPTU residencial para o Microempreendedor Individual que trabalha em casa e aplica a fiscalização orientada, observando o critério da dupla visita. A secretaria conta ainda com Agente de Desenvolvimento nomeado e com plano de ação definido.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Compartilhe: