CRUZ ALTA – Programa PET-Saúde realiza em outubro o 2º Curso de aperfeiçoamento em Saúde da Mulher

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam a ocorrência de 576 mil casos novos de câncer no ano de 2014. Nesta projeção, o câncer de mama é o mais incidente na população feminina, com 57 mil casos novos. Diante das estatísticas, percebe-se que é importante promover, fortalecer e ampliar ações voltadas para a vigilância, detecção precoce e tratamento desta doença.

Assim, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade de Cruz Alta, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e apoio da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde, realizará no dia 1º de outubro o 2º Curso de Aperfeiçoamento em Saúde da Mulher com ênfase no diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer de mama.

O curso visa contribuir com a educação permanente dos profissionais da Rede de Atenção as doenças crônicas, a fim de ampliar e fortalecer as ações de rastreamento e detecção precoce do câncer de mama, bem como fortalecer e qualificar as ações de cuidado e acompanhamento de pacientes acometidas por esta doença.

O evento é voltado para acadêmicos da área da saúde, equipes das Estratégias da Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas e Centro Especializado de Saúde de Cruz Alta. As inscrições podem ser feitas no Setor de Eventos da Unicruz.

Programação:
8:00 –  Credenciamento
8:30 –  Abertura do curso
8:40 – Vencendo o câncer de mama – vivências e percepções da paciente: Sra. Carmen Oliveira
9:00 –  Diagnóstico do câncer de mama e condutas terapêuticas: avanços e perspectivas: Dra Mara Regina Rizzi Macagnan
10:00 – Coffee Break
10:15 –  Avaliação das mamas por métodos de imagem: Dr. Paulo Cesar Bortoluzzi Costa

Intervalo para o almoço

14:00 – Abordagem multidisciplinar no cuidado das pacientes com câncer de mama:  Indiara Martins (psicóloga); Tatiana Mediana Sturzneneger (fisioterapeuta); Nutricionista Driele Antonieta Kowski (nutricionista)
15:30 – Coffee Break
15:45 – Reconstrução mamária pós câncer de mama:  Dr. Joao Carlos Stona Heberle

(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)

Compartilhe: