CRUZ ALTA – Profissão Catador II: inauguração de prédio em Tupanciretã tem depoimentos e homenagens

Postado em 11 março 2016 07:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Foi com espírito de entusiasmo e otimismo que o Projeto Profissão Catador II realizou na tarde de ontem (08) a inauguração do prédio da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tupanciretã. A solenidade contou com a presença de representantes da coordenação da iniciativa executada pela Universidade de Cruz Alta, de trabalhadores cadastrados no projeto e de lideranças locais. A conquista promete não apenas impactar a realidade econômica e ambiental da sociedade local, mas também agregar condições adequadas aos mais de 40 profissionais beneficiados. “Alguns (catadores) atuavam no próprio lixão da cidade, indevidamente, e outros individualmente, na cidade, transportando com carrinho e vendendo os materiais para seus compradores. Cada um fazia da maneira que podia, às vezes mantinham os materiais nas suas casas. Não tínhamos um espaço adequado e nem o reconhecimento que temos agora”, comentou a monitora de base Caroline da Cruz.

O prédio conta com um amplo espaço para armazenamento de resíduos sólidos recicláveis e equipamentos para prensagem e pesagem dos materiais, além de materiais de escritório, cozinha e banheiros. Natural da cidade, a presidenta da Fundação Unicruz, Enedina Teixeira da Silva, salientou  definiu o ato como uma conquista aos catadores.  “Para nós é um momento muito importante, pois estamos inaugurando a sexta Associação do projeto. São quatro em Cruz Alta, uma em Salto do Jacuí e esta. O trabalho dos catadores tem toda uma significância para a sociedade, pois eles são responsáveis pela manutenção e o destino correto dos descartes. Isso gera sustentabilidade ambiental, econômica e social”.

Como a cerimônia coincidiu com o Dia Internacional da Mulher, e a data não passou em branco. Catadoras – que predominam no grupo de trabalhadores de Tupanciretã – foram agraciadas com flores. A homenagem encerrou com um coquetel aos convidados e uma apresentação artística.

Patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, o Profissão Catador II confirmou que promoverá ainda neste mês, no dia 20, a inauguração do galpão da Associação de Júlio de Castilhos, um dos municípios de abrangência do projeto.

(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)

Postado em 11 março 2016 07:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop