CRUZ ALTA – Preservação de patrimônio é tema de seminário promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo

Postado em 10 novembro 2015 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A integridade de espaços importantes no aspecto cultural foi tema de um evento promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Cruz Alta. O II Seminário sobre Preservação do Patrimônio Cultural teve como objetivo proporcionar momentos de debate, principalmente no âmbito da região Alto Jacuí. O início do evento foi ontem (05), com oficinas sobre argamassas, ladrilhos hidráulicos e arqueologia e a palestra de abertura.

A atividade inaugural foi ministrada pelo diretor da organização Defender/RS, Telmo Padilha Cesar. O convidado sobre as questões legais que permeiam a manutenção do patrimônio cultural. “Constitui patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto de bens móveis e imóveis cuja conservação seja de interesse público”, mencionou Telmo. O palestrante ainda destacou que arquitetura e urbanismo foram inclusos aos dispositivos culturais em 2010 pelo Governo Federal.

A primeira edição do Seminário foi realizada em 2007, e inclusive resultou nos trâmites que tombaram o prédio que hoje abriga o estabelecimento comercial Café de Minas, de Cruz Alta. Em 2015, o evento da Unicruz recebeu fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através de um edital para provimento de iniciativas de caráter científico. A programação segue hoje (06) com mais encontros e encerra amanhã (07) com uma visita orientada ao Centro Histórico de Cruz Alta.

(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)

Postado em 10 novembro 2015 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop