CRUZ ALTA – Polícia Civil realiza curso de aperfeiçoamento no atendimento à mulher

Iniciou na última segunda-feira (08/09) o curso de Aperfeiçoamento de Policiais Civis no Atendimento à Mulher Vítima de Violência, em Cruz Alta. O mesmo é continuação da edição feita na Academia de Polícia, sendo desta vez coordenado pela DEAM de Cruz Alta.

As palestras são ministradas no auditório da Câmara de Vereadores, das 08h30min às 18h, sob a coordenação da delegada Lylian Carus, titular da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento para a Mulher (DEAM), de Cruz Alta.

No dia inicial, houve a abertura oficial pelo delegado de polícia regional Cristiano Alvarez. Na sequência, a comissária Carmem Santos, da Acadepol, fez a apresentação do curso. No mesmo dia, foi tratado sobre “Direitos Humanos e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, Mulheres e Direitos Humanos e Crimes Contra a Mulher”, pela doutora em Educação Elaine Dulac.

No segundo dia de palestras, a inspetora Stephanie Carus tratou sobre “Identidade Sexual e de Gênero”, bem como sobre “Crimes contra a Mulher Idosa”, juntamente com a assistente social Maria Luiza Dielo. Por fim, a psicóloca Gracimari dissertou sobre “Gênero e Violências”.

Na sexta-feira (12/09), a secretária municipal da Assistência Social Denise Silva e a assistente social Andrea Hoesling abordaram a “Rede de Atendimento nos Crimes contra a Mulher”. À tarde, a promotora de Justiça Carolina S. Mariani e o juiz de Direito Luiz da Costa Tjader falaram sobre a “Legislação relativa à Volência Contra a Mulher”. Encerrando a semana, o médico legista Rubilar de Souza abordou o tema “Crimes contra a Dignidade Sexual”.

O curso segue nos dias 15, 17 e 19, com a seguinte programação: “Atendimento à Mulher Vítima” (com a Defensora Pública Ana Emilia Franke); “Atendimento à Mulher Vítima” (com as agentes Elisangela Cossetin e Maristela Figueiredo); “Patrulha Maria da Penha” (com Capitão Antonio M. Moreira – 16º BPM/Cruz Alta); “Crimes envolvendo crianças e Adolescentes” (com as Promotoras de Justiça Sônia Bonilla e Marlise Bortoluzzi); “Atendimento às vítimas de violência sexual (com a Secretária da Saúde Municipal Daniela Hernandez); “A representatividade da Mulher no Mercado de Trabalho” (com a Vereadora Estela Maris Fagundes); “Dados Estatísticos” (com Delegada de Polícia Lylian Carus); Curso no Corpo de Bombeiros (com Alberto P. Martins); “O papel da Polícia Civil e as relações interinstitucionais” (com a Doutora em Educação Elaine Dulac)

O público assistente é composto por policiais civis, bem como por policiais militares, servidores do município, de entidades assistenciais e do Conselho Tutelar.

Em todos os dias houve ginástica laboral, ministrado pela Inspetora de Polícia Maristela, ao público presente.

(Delegacia de Polícia Regional de Cruz Alta / 5ª RP)

Compartilhe: