CRUZ ALTA – Planejamento dos Coredes do RS em pauta na Unicruz

O Salão Nobre da Universidade de Cruz Alta é sede do XIX Encontro Anual de Avaliação e Planejamentos dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que tem como objetivo analisar as estratégias adotadas para o progresso efetivo das regiões. Lideranças gaúchas e de âmbito federal estão participando das discussões, que iniciaram na manhã de hoje (16) com a apresentação de cases de três Regiões Funcionais. Representando o Alto Jacuí – região a qual o Corede tem como unidade executora a Unicruz –, o gerente de Suprimento de Leite da CCGL Jair da Silva Mello apresentou números da cooperativa e os modelos operacionais, de produção e difusão de tecnologia. “Trabalhamos para aprimorar o potencial dos bovinos, bem como a qualidade de vida e a renda dos produtores rurais associados”, disse Mello.

A programação seguiu na parte da tarde com o Simpósio de Implementação dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Regional e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, quando o diretor do Departamento de Planejamento do RS, Antonio Paulo Cargnin tratou sobre o desenvolvimento integrado da região funcional. Wilson Serro, da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), falou sobre as práticas da sociedade civil provocadoras de desenvolvimento regional, e representando a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Eudes Sipeel trouxe dados e dicas de como desenvolver dentro dos municípios.

O assessor de projetos especiais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Laurêncio Körbes, ministrará um painel amanhã (17) sobre as perspectivas para o desenvolvimento regional integrado e, durante a abertura, elogiou a postura do Rio Grande do Sul. “É um dos poucos estados do Brasil que tem essa estrutura de conselhos regionais, então é importante a valorização por parte da sociedade”, disse.

Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz

Compartilhe: