CRUZ ALTA – Nova unidade do CREAS em fase final de construção

A construção do novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), está em sua fase final de construção, localizado na rua Charruas esquina com a Rua Mariz e Barros, o Creas terá uma área de edificação de 216,60m², qualificando os serviços realizados diariamente pelo centro.

O CREAS configura-se como uma unidade pública que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.

Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados no CREAS são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.

Segundo o Prefeito Juliano da Silva esta obra vai fortalecer e qualificar ainda mais o serviço de assistência social prestado pelo Município. Dentro de seu contexto o CREAS deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada. “Com a construção desta sede o Município passa a economizar um valor significativo com o aluguel e providencia uma solução definitiva para o Centro de Referência de Assistência Social, que contará com um prédio próprio e adequado para o atendimento as pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos” destaca Juliano.

Atualmente o CREAS está localizado na Rua Venâncio Aires em um prédio alugado e ao término da construção o Centro de Referência passará a ter sede própria e estruturada nos padrões que contemplam todas as áreas da assistência social necessárias para atender as famílias que precisam de acolhimento e escuta qualificada.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Compartilhe: