CRUZ ALTA – NASF dá início ao projeto Agente com Saúde

Postado em 26 agosto 2014 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), deu início na quarta-feira, 20, ao Projeto Agente com Saúde, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o Farmacêutico do NASF, Cléber Ricachenevsk, a iniciativa visa trabalhar em todas as dimensões (biopsicossocial) dos Agentes Comunitários de Saúde, como forma de valorizar esses profissionais que são a base de sustentação na atenção básica à saúde.

– O projeto acontecerá com todas as Equipes de Saúde da Família. Nesta primeira etapa será realizada a capacitação dos agentes em assuntos relacionados com a atenção básica; num segundo momento será aplicado um questionário com a finalidade de avaliar as condições biopsicossociais do profissional ACS e a realização de alguns exercícios terapêuticos – explicou Ricachenevsk.

Serão realizados encontros mensais através de oficinas e capacitação permanente. Será trabalhada a conscientização sobre a importância de seu trabalho, bem como a importância de se trabalhar em grupos junto à comunidade e sensibilização quanto ao seu papel na ESF (Estratégia Saúde da Família), além de oferecer acompanhamento de diversos profissionais a essa categoria.
– A ESF é um elemento de reorientação da atenção básica de saúde (APS) e nela está inserida o Agente Comunitário de Saúde (ACS), personagem central dessa reorganização. A ESF surgiu com a finalidade de substituir o modelo de atenção tradicional e de solidificar e reafirmar os princípios do SUS – descentralização, universalização, integralidade no atendimento e participação da comunidade – enfatizou o profissional.

Presentes nesse primeiro encontro as agente comunitárias de saúde do bairro Brum, Madalena da Silva e Carmen Maria Baraldi, demonstraram muita expectativa com relação ao trabalho deles em parceria com o NASF. Carmen que é agente de saúde há quase 15 anos destaca que o que a motiva para o trabalho é a informação que consegue levar às famílias, pois se torna um ponto de referência e muita confiança. “Tenho famílias que quando comecei a trabalhar, as mulheres eram gestantes e hoje os filhos já estão crescidos, quase adultos, ou seja, é proporcionado a nós trabalhar na prevenção, na orientação e na educação”, constata a agente.

Para Madalena da Silva, a sua atuação como agente é motivada pela realidade com que trabalha. “Temos a oportunidade de conhecer a real situação das famílias, sem fantasia ou máscara, e isso nos leva agir da melhor forma”, define a agente Madalena.

– O agente de saúde é peça fundamental para o pleno funcionamento deste sistema, e são necessários investimentos na formação e capacitação destes profissionais tão importantes no panorama da saúde básica no Brasil. Portanto a ESF representa um avanço grande na trajetória da saúde do país e o papel do ACS é extremamente decisivo para sua consolidação, não só por facilitar o acesso das famílias às ações e serviços de saúde, mas por estabelecer contato permanente com a comunidade e transformá-la – finalizou o farmacêutico do NASF.

Texto e fotos: Viviana Lopes

(Assessoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura de Cruz Alta)

Postado em 26 agosto 2014 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop