CRUZ ALTA – Município desencadeia novas ações contra o Aedes aegypti

A Vigilância em Saúde vem realizando capacitações envolvendo Agentes Comunitários de Saúde das unidades de ESF (Programa Saúde da Família), Agentes do PIM (Primeira Infância Melhor) e Militares (GRUPO 29º GACAP) com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti no município e reforçar o trabalho dos Agentes junto à população.

A ação é coordenada pela enfermeira orientadora, Carla Ravazi, que Coordena a Vigilância em Saúde e pelo Supervisor de Campo dos Agentes de Combate as Endemias Rudi Fernando dos Santos.

Durante a capacitação, os agentes recebem orientações para intensificar o trabalho de combate à dengue e a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor no momento das visitas rotineiras em sua área de atuação. “É preciso realizar o combate constante do Aedes aegypti, pois além da dengue, o mosquito também transmite a chikungunya e a zika”, lembra Carla.

Segundo ela, o combate à dengue é um trabalho permanente. Para uma maior conscientização da população, será realizado no dia 13 de fevereiro, o dia D contra a Dengue.

Toda população é convidada a fazer parte dessa grande mobilização participando do mutirão de limpeza e colaborando durante as visitas dos Agentes Comunitários de Saúde, técnicos da Vigilância Ambiental e de Controle Endemias, além do Exército que deverão identificar o acúmulo de água em locais que possam servir de criadouros para o mosquito e eliminar possíveis focos.

Capacitação
Os militares pertencentes ao 29ª GAC receberam capacitação nesta quarta-feira, 27. O próximo passo é traçar uma rotina de trabalho para efetuar as ações de combate ao mosquito.

(Coordenadoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura Municipal de Cruz Alta)

Compartilhe: