CRUZ ALTA – Município amplia o Programa de Arborização Urbana

A Administração Municipal de Cruz Alta, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Abastecimento, ampliou a área de adesão do Programa de Arborização Urbana, desenvolvido pela empresa Rio Grande Energia (RGE), em virtude da necessidade de reposição florestal gerada em decorrência de obras de expansão e melhorias no sistema elétrico da RGE no município.

No município de Cruz Alta, o projeto contemplou inicialmente o plantio de árvores no canteiro lateral da Avenida Plácido de Castro, do trevo de acesso ao município até o centro da cidade, plantio supervisionado pela empresa RS Engenharia Florestal LTDA, terceirizada da RGE.

Na tarde desta quinta-feira (06) a administração municipal de Cruz Alta ampliou a área de abrangência do programa, iniciando o plantio de 126 mudas de árvore na Avenida Saturnino de Brito.

Cruz Alta foi contemplada na primeira etapa com o plantio de 120 mudas de espécies ornamentais nativas, sendo elas: 50 mudas de Ipê-roxo, 32 de Ipê-amarelo, 13 de Pata-de-vaca, 18 de Manacá-da-serra e 7 de Quaresmeira. Na segunda etapa do programa o município será contemplado com o plantio de 126 mudas de espécies ornamentais nativas, sendo elas: 4 Caroba, 5 Goiaba Serrana, 12 Manacá, 10 Quaresmeira, 4 Aroeira-Piriquita, 10 Chal-Chal, 10 Guavirova, 10 Cereja, 6 Guabiju, 21 Pata de Vaca, 17 Ipê Amarelo e 17 Ipê Roxo.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Airton Carlos Becker o projeto tem como objetivo arborizar a cidade. “Aderimos esse ano ao Programa de Arborização Urbana, em parceria com a Rio Grande Energia, com o objetivo de conscientizar a população e estimular o plantio de árvores em locais apropriados, sem que interfira ou prejudique as áreas onde possuem postes de energia elétrica, compensando assim os possíveis danos causados a natureza”, destacou o secretário.

Além de promover benefícios de médio e longo prazo, típicos de cidades bem arborizadas, com esse Programa a RGE também visa estimular a população de sua área de concessão a somente realizar plantios de árvores em locais adequados e com portes compatíveis com os elementos urbanísticos, como no caso de fiações de redes elétricas.

Desde 2005, o Programa de Arborização Urbana da RGE já agregou 3.360 árvores em áreas urbanas de 60 municípios, em locais como ruas e avenidas, praças e parques, caminhódromos e até locais de APPs urbanas. Neste ano, a marca chegará a 4.660 RVORES.

Compartilhe: