CRUZ ALTA – Município adere ao Programa de Arborização Urbana

Postado em 03 novembro 2014 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Administração Municipal de Cruz Alta, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Abastecimento, aderiu ao Programa de Arborização Urbana, desenvolvido pela empresa Rio Grande Energia (RGE), em virtude da necessidade de reposição florestal gerada em decorrência de obras de expansão e melhorias no sistema elétrico da RGE no município.

No município de Cruz Alta, o projeto contemplou inicialmente o plantio de árvores no canteiro lateral da Avenida Plácido de Castro, do trevo de acesso ao município até o centro da cidade, extensão de 1320,00 metros, plantio supervisionado pela empresa RS Engenharia Florestal LTDA, terceirizada da RGE. Segundo a administração municipal de Cruz Alta, existe a expectativa de nós próximos meses expandir a área de plantio em outras localidades do município.

Cruz Alta foi contemplada com o plantio de 120 mudas de espécies ornamentais nativas, sendo elas: 50 mudas de Ipê-roxo, 32 de Ipê-amarelo, 13 de Pata-de-vaca, 18 de Manacá-da-serra e 7 de Quaresmeira.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Airton Carlos Becker o projeto tem como objetivo arborizar a cidade. “Aderimos esse ano ao Programa de Arborização Urbana, em parceria com a Rio Grande Energia, que tem como objetivo conscientizar a população e estimular o plantio de árvores em locais apropriados, sem que interfira ou prejudique as áreas onde possuem postes de energia elétrica, compensando assim os possíveis danos causados a natureza”, destacou o secretário.

Além de promover benefícios de médio e longo prazo, típicos de cidades bem arborizadas, com esse Programa a RGE também visa estimular a população de sua área de concessão a somente realizar plantios de árvores em locais adequados e com portes compatíveis com os elementos urbanísticos, como no caso de fiações de redes elétricas.

Em longo prazo, o retorno se traduz na diminuição da necessidade de realização de podas, atenuando impactos ambientais e contribuindo para o embelezamento das cidades.

Desde 2005, o Programa de Arborização Urbana da RGE já agregou 3.360 árvores em áreas urbanas de 60 municípios, em locais como ruas e avenidas, praças e parques, caminhódromos e até locais de APPs urbanas. Neste ano, a marca chegará a 4.660 árvores introduzidas em 68 municípios.

Cidades com adequada arborização em seus meios urbanos proporcionam maior qualidade de vida aos seus habitantes, bem como agregam embelezamento estético, reduzem a poluição atmosférica e geram atratividades para a fauna local. Em virtude dos locais de plantio serem avaliados previamente, as árvores não trarão transtornos para a população, bem como não irão acarretar demandas de podas.

(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cruz Alta)

Postado em 03 novembro 2014 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop