CRUZ ALTA – Lançada Campanha da Fraternidade 2016 na Diocese de Cruz Alta

Em conformidade com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), a Diocese de Cruz Alta lançou na Quarta-feira de Cinzas (10/02), a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.

Com o tema deste ano é “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, a campanha deste ano tem foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida. O lançamento contou com uma coletiva de imprensa, onde Dom Adelar Baruffi, Bispo Diocesano, e o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Aldecir Corassa concederam entrevista aos meios de comunicação do município e região.

De acordo com Dom Adelar, a campanha da Fraternidade, que está em sua 53ª edição, pode ser considerada o maior projeto de evangelização que o Brasil tem, e que serve como um bom exemplo para outros, tanto que, neste ano, entidades da Alemanha se associam a campanha da fraternidade.

Segundo o bispo, a campanha deste ano tem como inspiração a carta do Papa Francisco, Laudato Si, que aborda o tema Casa comum, onde todos são convidados para uma conversão ecológica. “Podemos com este tema fazer uma reflexão sobre o que estamos fazendo com a nossa Casa comum? e o que podemos fazer por ela? “, explica.

Na Diocese de Cruz Alta, além do gesto concreto que é realizado em nível nacional com a coleta solidária, serão realizadas ações de reflexão em torno do combate ao mosquito aedes aegypti, o mosquito da dengue. “Sabemos que o poder público e as instituições de nosso país, com a ajuda significativa dos meios de comunicação, estão trabalhando incansavelmente para o combate, porém é responsabilidade de cada cristão, cidadão brasileiro, fazer a sua parte. Então, como igreja, estamos juntos nesta missão”, destaca o Bispo.

Campanha ecumênica
A primeira campanha da fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema Dignidade Humana e Paz e lema “Novo milênio sem exclusões”. A segunda, em 2005, teve como tema Solidariedade e Paz e lema “Felizes os que promovem a paz”. A campanha de 2010 tratou de Economia e Vida, a partir do lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

O que é a Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Também, o gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É realizada em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A arrecadação compõe o Fundo Nacional de Solidariedade e os Fundos Diocesanos de Solidariedade, que são revertidos em projetos sociais desenvolvidos nas comunidades.

(Greice Pozzatto – Assessoria de Comunicação da Diocese de Cruz Alta)

Compartilhe: