CRUZ ALTA – Iniciativa do Executivo pretende acabar com fila de cirurgias eletivas

Sancionada nesta segunda-feira (27) pelo Prefeito Municipal Juliano da Silva a lei n°2546 de origem do Poder Executivo criando a possibilidade de instituições privadas que possuem dívidas com o Poder Público Municipal de abater estes valores através da prestação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Prefeito Municipal Juliano da Silva o objetivo desta lei é erradicar a fila de espera das cirurgias eletivas. No início de 2013 a fila de espera era em torno de 1.000 pessoas, e atualmente menos de 200 aguardam pelos procedimentos cirúrgicos. “Temos o comprometimento de zelar pela saúde pública e terminar com a fila das cirurgias eletivas vem se tornando cada vez mais uma realidade” destaca o Prefeito Juliano.

Os créditos com a Prefeitura Municipal de Cruz Alta a serem compensados terão origem na prestação de serviços hospitalares e técnicos profissionais, realização de cirurgias eletivas e exames de diagnósticos, estes deverão necessariamente ser encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. A grande espera pelas cirurgias eletivas é uma questão histórica para a população cruz-altense e a possibilidade de zerar este número é um dos grandes objetivos da administração municipal.

O que é Cirurgia Eletiva:
É aquela necessária para tratamento médico do paciente que não se reveste das características de urgência ou emergência, ou seja, quando ele não está sob o risco de vida imediato ou sofrimento intenso, podendo ser efetuada em data escolhida por ele ou pelo médico, desde que esta data não comprometa a eficácia do tratamento.

(Assessoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura de Cruz Alta)

Compartilhe: