CRUZ ALTA – HSVP promove ação de sensibilização no Dia Nacional da Doação de Órgãos

Em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, ocorrido no último dia 27 de setembro, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Cruz Alta, através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) realizou uma ação de sensibilização junto aos usuários e colaboradores da Instituição.

Durante a manhã e tarde as integrantes da CIHDOTT – enfermeira Magda Lamaison e assistente social Fátima Bronzatti – acompanhadas da psicóloga Indiara Martins percorreram as Unidades, o Pronto Atendimento e as Salas de Espera do HSVP, entregando panfletos e orientando sobre a doação de órgãos e a importância em comunicar a família quanto a vontade de ser um doador. A Comissão também distribuiu aos colaboradores do Hospital uma fita verde para ser usada na semana de 23 à 27, simbolizando a Doação de Órgãos e também fixou cartazes em pontos específicos da Instituição.

Segundo Magda, somente podem ser doados órgãos provenientes de morte encefálica, por isso a enfermeira da CIHDOTT, diariamente realiza uma busca, identificando possíveis doadores. “Ao ser constatado o doador é aberto um protocolo e então é feita a abordagem familiar. Somente mediante a autorização da família, é que pode ocorrer a captação dos órgãos”, esclarece ela.

No ano de 2012, dos 14 protocolos abertos no HSVP, foram feitas duas captações de múltiplos órgãos e uma captação de córneas. Já em 2013, até o final do mês de setembro foram abertos três protocolos e não houve nenhuma doação.

(Assessoria de Comunicação – Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta)

Compartilhe: