CRUZ ALTA – Fórum do Leite: premiação de trabalhos, lançamento de livro e painéis marcam o encerramento

Postado em 29 setembro 2014 07:45 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Consolidado como um dos principais eventos gaúchos sobre atividade leiteira, o 17º Fórum de Produção Pecuária-Leite finalizou ontem (24), em uma bela solenidade no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta. O encontro foi realizado no Salão de Eventos do Sindicato Rural, aproveitando o primeiro dia da XI Feira Nacional do Trigo (Fenatrigo), e reuniu estudantes, professores, profissionais, pesquisadores, extensionistas e produtores rurais. De forma proporcional, todas as atividades do protocolo merecem destaque: o reconhecimento aos melhores resumos do 4º Salão de Trabalhos Científicos do Fórum, o lançamento de um livro sobre a produção na região Alto Jacuí e a participação de representantes de entidades consideradas expoentes em inovação e tecnologia.

Em seu pronunciamento, o coordenador do Fórum do Leite, professor Lucas Carvalho Siqueira, agradeceu à comissão organizadora do evento pela dedicação, e mencionou também os parceiros da Universidade de Cruz Alta na realização do evento: a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Emater e o programa Rede Leite. A reitora Patrícia Bianchi também exaltou a importância do Fórum para a socialização de pesquisas, alternativas e soluções sobre a atividade leiteira. “Temos na Unicruz uma referência no que diz respeito à socialização do conhecimento”, observou.

Na sequência, o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Alto Jacuí e a professora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Instituição, Claudia Mera, lançaram oficialmente o livro “A Gestão da Atividade Leiteira nas Unidades de Produção do Corede Alto Jacuí”. Dividida em três capítulos, a publicação concentra os resultados de um projeto de pesquisa sobre o processo de gestão na atividade leiteira com enfoque na alimentação animal, desenvolvido na região mediante Financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapers) após ser aprovado no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico Tecnológico (Procoredes VIII). “Os produtores rurais envolvidos na pesquisa já estão informados dos índices obtidos na pesquisa” destacou a professora Claudia, organizadora da obra, referindo-se ao efeito que o estudo terá nestas propriedades. Os livros estarão disponíveis para consulta na Biblioteca Visconde de Mauá, da Unicruz.

Três convidados externos também tiveram espaço no 17º Fórum do Leite: o médico veterinário da Embrapa Gado de Leite – MG, Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, abordou a eficiência bioeconômica e pecuária de precisão em sistemas de produção do leite. Através de dados atualizados, o palestrante comprovou o impulso do País nos últimos anos. “Em duas décadas, aumentamos a eficiência em 87%. O Brasil é, hoje, o quarto maior produtor de leite do planeta”. Outros tópicos, como a influência da alimentação animal no controle da emissão de gás metano, também foram abordadas por Luiz Gustavo.

A duplicação da planta de leite em pó da Cooperativa Central Gaúcha de Leite (CCGL), mediante uma parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), foi tema de um painel. O diretor superintendente da CCGL, Guillermo Enrique Dawson Jr, e o assessor da diretoria do BRDE, Sérgio Luiz Feltraco, detalharam a parceria, que resultou na maior unidade nacional de fabricação do produto. Segundo Dawson Jr, a Cooperativa tem ligação com 4.500 produtores e 85% deles são de agricultura familiar. “Com o investimento, temos potencial para dobrar a produção em Cruz Alta”, prospectou.

Após as atividades técnicas, a comissão científica do Fórum do Leite promoveu a premiação dos trabalhos-destaque do 4º Salão de Trabalhos Científicos. No total, mais de 50 resumos oriundos de pesquisas científicas foram inscritos no evento. Os seguintes estudos receberam a homenagem: “Análise comparativa de duas metodologias para cálculo da rentabilidade na atividade leiteira”, por Fernando Luiz Hillebrand, Pedro Urubatan Neto da Costa e Alexandre Brum Silveira, “Perfil fermentativo da silagem de bagaço de azeitona com aditivos alimentares”, por Nathálie Ferreira Neves, Jordana Augusta Rolim Zimmermann, Othon Dalla Colleta Altermann, Tainara Bremm e Deise Dalazen Castagnara, e “Uso de aditivo acidificante a base de microorganismos como modulador da fermentação ruminal”, por Suellen Luana Cassol, Julio Viégas, Alisson Minozzo Silveira, Guidiane Moro, João Vítor Leonardi e Rogério Folha Bermudes. Todas as produções foram compiladas nos Anais do 4º Salão de Trabalhos Científicos, também divulgado durante a cerimônia.

(Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz)

Postado em 29 setembro 2014 07:45 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop